Toledo prepara cemitérios Cristo Rei e Jardim da Saudade para o dia de Finados

O dia de Finados está chegando e até 2 de novembro os cemitérios Cristo Rei e Jardim da Saudade receberão benfeitorias que visam oferecer mais conforto e segurança às pessoas que forem visitar seus entes queridos. Os espaços são gerenciados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) cujas equipes ficaram responsáveis por fazer recolhimento de entulho, limpeza geral de calçadas, manutenções pontuais em elétrica e hidráulica, e pinturas de meios-fios, bicas d’água, cruzeiro, muros e demais dependências – os serviços de roçada ficarão a cargo da empresa terceirizada contratada pelo governo municipal.

Familiares que desejam fazer reformas de túmulos devem concluir os serviços até o próximo sábado (28). Entre 29 de outubro e 2 de novembro, somente limpeza e pinturas serão permitidas.

Vários setores da administração municipal estarão envolvidos na logística do dia de Finados nos cemitérios de Toledo: ao passo que a Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos ficará a cargo da instalação de banheiros; o Setor de Comunicação, subordinado à chefia do Gabinete do Prefeito, cuidará da montagem de tendas, palcos e som mecânico que serão utilizados nas nove missas que serão celebradas: seis no Cristo Rei e três no Jardim da Saudade (veja cronograma no fim da matéria); o Departamento de Patrimônio, da Secretaria da Administração, também disponibilizará equipes de zeladoras nos dias 1º e 2 de novembro.

Do lado de fora, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana cuidará do fluxo de veículos e pedestres nos arredores dos cemitérios. No Cristo Rei, o fluxo da Avenida Maripá na pista leste-oeste será desviado pela Rua Formosa em direção à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. No Jardim da Saúde, uma das pistas do sentido leste-oeste (Pinheirinho-Santa Clara IV) ficará interditada.

Missas – O cronograma de missas no Cemitério Cristo Rei inicia-se na quarta-feira (1º), com celebração às 18h30 por conta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte, mais cinco horários: 7h (aos cuidados da Paróquia Sagrada Família), 8h30 (Paróquia São Francisco de Assis), 10h (Cristo Rei), 16h (Seminário Santa Mônica) e 17h (Paróquia São Cristóvão).

Para o Cemitério Jardim da Saudade estão programadas três missas: 7h30 (Paróquia Santa Rita de Cássia), 9h (Paróquia São Pedro e São Paulo) e 17h (Paróquia Santa Rita de Cássia). Segundo a Diocese de Toledo, haverá celebrações, fora dos cemitérios, às 8h (Cripta da Catedral Cristo Rei, São Miguel, Novo Sobradinho, Vila Becker e Vila Nova), 8h30 (Dez de Maio, Boa Vista e São Luiz do Oeste), 9h (Linha Tapuí e Dois Irmãos), 9h30 (Pancera, Linha Floriano e Três Bocas), 9h45 (Vila Ipiranga) e 10h (Xaxim, Bom Princípio do Oeste, Ouro Preto e Novo Sarandi).

Fonte: Prefeitura de Toledo

Foto: Fabio Ulsenheimer

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Mais um corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em milharal em Marechal Rondon

Por volta das 18 horas deste domingo (21),  a equipe da Policia Militar foi acionada via central

Mais um corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em milharal em Marechal Rondon

Por volta das 18 horas deste domingo (21),  a equipe da Policia Militar foi acionada via central

Casais celebram bodas e renovam votos na Igreja Matriz São Francisco de Assis em Toledo

Na noite do último sábado (20), a Igreja Matriz São Francisco de Assis, localizada no Jardim

Homem com genital à mostra pede cigarro e assedia mulher em Toledo

Na madrugada deste domingo (21), por volta das 02h20, uma mulher foi vítima de assédio enquanto

Acidente entre dois veículos na PR-182 próximo ao Biopark não resulta em vítimas

No início da noite de sábado (20) um acidente envolvendo dois veículos ocorreu na Rodovia Estadual

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato