Saúde e inclusão: JITO impulsiona mais de 1.200 Idosos a se manterem ativos

À medida que muitas pessoas entram na terceira idade, é comum que desenvolvam estereótipos negativos sobre o envelhecimento devido a percepção de uma diminuição da capacidade física e mental, levando a crenças de invalidez ou incapacidade em realizar determinadas atividades. No entanto, para os mais de 1.200 idosos que participaram dos Jogos dos Idosos de Toledo (JITO), essa não é uma realidade.

 

“Devido à minha saúde, preciso evitar atividades que exijam esforço físico, então jogar damas se tornou uma ótima opção para me distrair. Além disso, eu faço crochê e participo de outros projetos sociais. Aqui eu revejo os amigos, faço novas amizades e mantenho minha mente ocupada”, destaca a jogadora de damas, Gonçala Bracht, de 75 anos.

 

Canastra, truco, dominó, dama, trilha, bolãozinho, bocha, peteca e vôlei gigante, entre outros, foram algumas das opções que proporcionaram momentos de alegria e diversão aos participantes nos dias 13 a 22 de maio. Mesmo utilizando muletas, Dona Olinda Novakoski, presidente do grupo de idosos da Fonte Luminosa do Jardim Europa, não deixou de participar e se divertir jogando bolãozinho. “Na minha opinião, é uma das melhores atividades que um idoso pode realizar em sua vida. Mesmo enfrentando dificuldades para me locomover, eu simplesmente não consigo deixar de estar envolvida, isso me traz muita alegria”.

 

De acordo com uma Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a depressão atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade. “Essa iniciativa não apenas promove a saúde física e mental dos idosos, mas também combate o isolamento social e fortalece os laços. Ao participar desses jogos, os idosos têm a oportunidade de se manterem ativos, socializarem e encontrarem um senso de propósito e pertencimento”, enfatiza o gerente de marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes.

 

Márcia Franciele Spies, diretora do Departamento do Idoso da Secretaria de Esportes e Lazer, destaca que o projeto saiu do papel e a 10ª edição foi um grande sucesso. “Sempre sonhamos em realizar os Jogos dos Idosos com uniformes, mas até então não havíamos conseguido os recursos necessários pelo serviço público. No entanto, o apoio da Prati veio em um momento oportuno, coincidindo com o marco de 10 anos. Este ano, tivemos a maior edição até o momento, com um número recorde de inscritos e instituições participantes, o que demonstra o sucesso contínuo do evento. Nosso objetivo é que este projeto continue crescendo e alcance ainda mais idosos”, finaliza.

 

Prati-Donaduzzi

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Acidente entre automóvel e moto é registrado no Jardim La Salle em Toledo

Na noite desta quinta-feira (20), foi registrado um acidente envolvendo um automóvel e uma moto no

Acidente entre automóvel e moto é registrado no Jardim La Salle em Toledo

Na noite desta quinta-feira (20), foi registrado um acidente envolvendo um automóvel e uma moto no

Veículo pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Palotina

Na noite desta quinta-feira (20/06), o Corpo de Bombeiro Militar de Palotina foi acionado após receber

Trabalhador que faleceu em acidente em elevador na Copacol em Goioerê é identificado

O trabalhador que faleceu em um trágico acidente ocorrido por volta das 15h30min em um elevador

Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá e Toledo

A Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato