Saúde divulga boletim que confirma 5.918 casos e 28 óbitos causados pela dengue

É com profundo pesar que a Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) confirma, no boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (24), a ocorrência de mais um óbito causado pela dengue. Agora, o município soma 28 vítimas fatais causadas pela doença desde 1º de agosto de 2023, início do atual ano epidemiológico.
 
Desde o início de abril, a SMS tem feito comunicados sobre óbitos causados pela dengue nos boletins semanais que saem às sextas-feiras. O motivo para isso é a necessidade de padronização no lançamento dos dados, pois os técnicos do setor de Vigilância Epidemiológica Municipal precisam aguardar a documentação que vem dos locais de atendimento (alguns ficam em outros municípios) para fazer a análise da causa mortis dos pacientes, levantamento minucioso que pode demorar entre 10 e 15 dias para ser concluído.
 
Dessa forma, seguem abaixo o perfil anonimizado e breve histórico do pacientes que não resistiu à dengue:
 
• 28º óbito – Paciente do sexo feminino, 83 anos, com comorbidades; Primeiro atendimento e internamento em 18/03/2024, transferência para leito hospitalar em UTI no dia 21/04/2024 e evolução a óbito em 23/04/2024.
 
Dos 28 óbitos registrados, 13 são de pessoas do sexo masculino e 15 do feminino. Deste total, 27 envolveram pacientes com comorbidades e a idade média dos falecidos é de 76,2 anos.
 
Confirmações – Até às 9h30 desta sexta-feira (24), o município confirmou 5.927 registros da doença (5.918 autóctones e 9 importados) no atual ano epidemiológico, iniciado em 1º agosto de 2023. A edição mais recente do boletim epidemiológico aponta também que, desde a última edição do boletim, há uma semana, 319 novos casos da doença foram confirmados em Toledo. Os cinco bairros com o maior número de casos são Europa/América (701), Panorama (441), Centro (404), Coopagro (381) e Facchini (365).
 
O número de confirmações pode ficar ainda maior, pois há 283 pacientes aguardando resultados de exames. Somando os testes que deram positivo, os 3.494 casos descartados e os que estão em análise, chega-se a um total de 9.704 notificações, que corresponde ao total de pessoas que procuraram os serviços públicos e privados de saúde com sintomas típicos de dengue.
 
Prevenção – Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para que a população, apesar de as temperaturas estarem diminuindo, mantenha as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. Dessa forma, é fundamental a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis.
 
Por isso, o trabalho deles deve ser facilitado pela população, que também precisa ouvir atentamente e seguir todas as orientações que forem dadas por estes profissionais. Também recomenda-se às pessoas que apresentarem sintomas de dengue (dor de cabeça, no corpo e nas juntas, febre e manchas vermelhas na pele) a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença.
 
Quem estiver nesta situação, deve procurar o quanto antes assistência médica. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além das unidades de saúde (durante os horários normais de atendimento), o município disponibiliza, 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) Dr. Jorge Milton Nunes ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Ivo Alves da Rocha.
 
DECOM

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Acidente entre automóvel e moto é registrado no Jardim La Salle em Toledo

Na noite desta quinta-feira (20), foi registrado um acidente envolvendo um automóvel e uma moto no

Acidente entre automóvel e moto é registrado no Jardim La Salle em Toledo

Na noite desta quinta-feira (20), foi registrado um acidente envolvendo um automóvel e uma moto no

Veículo pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Palotina

Na noite desta quinta-feira (20/06), o Corpo de Bombeiro Militar de Palotina foi acionado após receber

Trabalhador que faleceu em acidente em elevador na Copacol em Goioerê é identificado

O trabalhador que faleceu em um trágico acidente ocorrido por volta das 15h30min em um elevador

Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá e Toledo

A Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato