Para ajudar a agricultura familiar a diversificar as atividades, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Seaf) criou um projeto chamado “Frutifica Sorriso”, que auxilia os produtores rurais do município a se beneficiarem com a frutificação e a criação de animais, além de dar suporte técnico para mais de 30 agricultores, que cultivam para consumo próprio e, também, que distribuem alimentos para escolas e restaurantes.
O agricultor Jandir Maier é um dos beneficiários do programa. Ele se mudou para Mato Grosso há quase 50 anos, quando, em 1977, saiu do Rio Grande do Sul, para buscar oportunidades no estado.
“Na época veio a família toda, e ainda era lavoura branca, então a gente cultivava um pouco de café, cacau e gado. Hoje, aqui tem de tudo um pouco como uva, manga, batata-doce, mandioca, pitaia, além da criação de animais como ovelha e porco”, disse.
O trabalho de Jandir conta com o apoio do engenheiro agrônomo Paulo Velozo, que acompanha os cultivos das propriedades.
“Nós começamos a acompanhar o processo desde o planejamento, que começa com a análise de solo e depois vem a recomendação técnica de calcário e de adubo. A gente também auxilia no planejamento da irrigação, mas, principalmente, acompanhamos o produtor no desenvolvimento das culturas”, explicou.