Por que Iraque foi invadido por EUA e aliados há 20 anos

Em 20 de março de 2003, as forças americanas e aliadas invadiram o Iraque e derrubaram o regime de Saddam Hussein.

Os EUA disseram que o Iraque tinha armas de destruição em massa e era uma ameaça à paz internacional. Mas a maioria dos países se recusou a apoiar uma ação militar contra o Iraque.

Por que os EUA queriam invadir o Iraque?

Na Guerra do Golfo de 1990 a 1991, os EUA lideraram uma coalizão multinacional que expulsou do Kuwait as forças do Iraque que haviam invadido o país.

Posteriormente, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a Resolução 687 ordenando ao Iraque que destruísse todas as suas armas de destruição em massa — termo usado para descrever armas nucleares, biológicas e químicas e mísseis balísticos de longo alcance.

Em 1998, o Iraque suspendeu a cooperação com os inspetores de armas da ONU. Os EUA e o Reino Unido responderam com ataques aéreos.

Após os ataques de 11 de setembro de 2001 da Al-Qaeda ao World Trade Center em Nova York e ao Pentágono em Washington, o governo do presidente George W. Bush começou a fazer planos para invadir o Iraque.

O presidente Bush afirmou que Saddam continuava fabricando e estocando armas de destruição em massa e que o Iraque fazia parte de um “eixo do mal” internacional, junto com o Irã e a Coreia do Norte.

Em outubro de 2002, o Congresso dos Estados Unidos autorizou o uso de força militar contra o Iraque.

“Muitas pessoas em Washington acreditavam que havia evidências significativas de que o Iraque tinha armas de destruição em massa e que isso representava uma ameaça genuína”, diz Leslie Vinjamuri, diretora do Programa sobre EUA e Américas na Chatham House, um think tank de relações exteriores em Londres.

Em fevereiro de 2003, o então secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, pediu ao Conselho de Segurança da ONU que aprovasse uma ação militar contra o Iraque, dizendo que o país estava violando resoluções anteriores com seu suposto programa de armas de destruição em massa.

No entanto, ele não conseguiu convencer o Conselho. A maioria de seus membros queria que os inspetores de armas da ONU e da Autoridade Internacional de Energia — que haviam ido ao Iraque em 2002 — realizassem mais trabalhos para encontrar evidências de armas de destruição em massa.

Os EUA disseram que não esperariam que os inspetores apresentassem relatórios e formaram uma “coalizão dos países dispostos” contra o Iraque.

Quem apoiou a guerra?Dos 30 países da coalizão, o Reino Unido, a Austrália e a Polônia participaram da invasão com soldados.

O Reino Unido enviou 45 mil soldados; a Austrália, 2 mil; e a Polônia, 194. O Kuwait permitiu que a invasão fosse lançada de seu território.

A Espanha e a Itália deram apoio diplomático à coalizão liderada pelos EUA, assim como várias nações do leste europeu do “Grupo de Vilnius”, que disseram acreditar que o Iraque tinha um programa de armas de destruição em massa e estava violando as resoluções da ONU.

De que EUA e Reino Unido acusavam o Iraque?O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse à ONU em 2003 que o Iraque tinha “laboratórios móveis” para a produção de armas biológicas.

No entanto, ele reconheceu em 2004 que a evidência para isso “parece não ser (…) tão sólida”.

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Moradora de São José das Palmeiras é presa em aeroporto com 7 kg de cocaína

Uma mulher de 27 anos, grávida de 7 meses, foi presa na noite da última sexta-feira

Moradora de São José das Palmeiras é presa em aeroporto com 7 kg de cocaína

Uma mulher de 27 anos, grávida de 7 meses, foi presa na noite da última sexta-feira

Morador de Assis Chateaubriand resgata gavião-quiriquiri após colisão

Após a notícia sobre um falcão-peregrino – a ave mais rápida do mundo – ter sido

Perseguição policial termina com homem baleado na BR-163 em Quatro Pontes

Na tarde desta terça-feira (18) uma grande movimentação policial é registrada na BR-163, no trecho conhecido

Filha mata pai a facadas em Mundo Novo (MS) e alega dívida e mágoas do passado

Bruno Leal/Tv Sobrinho – Na noite desta segunda-feira , 17/03, em Mundo Novo, um bárbaro crime ocorreu

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato