Morre aos 81 anos Zé de Vina, da primeira geração de mestres mamulengueiros de Pernambuco

Morreu, aos 81 anos, o artesão Zé de Vina, um dos últimos integrantes da primeira geração de mestres mamulengueiros de Pernambuco. Natural de Glória do Goitá, na Zona da Mata, ele sofreu um infarto e foi socorrido para o Hospital de Lagoa de Itaenga, onde faleceu na madrugada desta quarta-feira (16).

Por causa da morte dele, a prefeitura de Glória do Goitá decretou luto oficial de três dias. Foi nesse município onde José Severino dos Santos nasceu, no dia 14 de março de 1940, no Sítio Queceque.

O nome Zé de Vina se deve ao fato de que a mãe dele, Severina Antônia da Conceição, tinha o apelido de Vina. Em 10 de outubro de 1957, ele criou o Mamulengo Riso do Povo, e se tornou um importante representante da arte do mamulengo, forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil.

Em 2016, Zé de Vina recebeu, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. No ano seguinte, em 2017, conquistou o prêmio Cultura Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, do antigo Ministério da Cultura.

Em nota, a prefeitura de Glória do Goitá manifestou “profundo pesar” e disse que “se solidariza nesse momento de dor com seus familiares e amigos”. Ainda no texto, afirmou que Zé de Vina, “em toda sua vida e trajetória profissional na cultura, manifestou qualidades como respeito, honestidade, simplicidade, e a vontade de servir seu povo”.

O Museu do Mamulengo de Glória do Goitá também manifestou pesar pela morte de Zé de Vina e declarou que vai “cumprir a missão de cuidar da sua obra, do seu legado”.

Também por meio de nota, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) expressaram “profundo pesar pela passagem do mestre mamulengueiro” e afirmaram que o trabalho de Zé de Vina “é uma referência para quem estuda o tema”.

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Acidente no centro de Toledo deixa motociclista ferido

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 14h50, no

Acidente no centro de Toledo deixa motociclista ferido

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 14h50, no

Briga pelo poder e milhões na conta: operação desmantela grupo criminoso no Paraná

A segunda fase da Operação Carga Fria, deflagrada nesta quarta-feira (19) em Cascavel e diversas outras

Acidente entre ônibus e carreta na BR-369 deixa passageiros feridos próximo a Juranda

Uma violenta colisão envolvendo um ônibus e uma carreta deixou vários feridos na noite de ontem,

Homem morre após grave acidente na BR-163 em Marechal Cândido Rondon

Na manhã desta quarta-feira (19), um grave acidente de trânsito ocorreu na BR-163, próximo à Sooro,

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato