Luciana de Oliveira precisou marcar o exame de cateterismo para a mãe e ficou surpresa com a agilidade. “Foi muito rápido e ficamos aliviadas por ser em no Hospital Bom Jesus em Toledo, pois se tivesse que ir até outro município seria muito mais complicado, precisaria agendar transporte, e dependendo do município não sei se conseguiríamos voltar no mesmo dia. E por aqui ficamos apenas a tarde para fazer o exame”, conta.
O cateterismo cardíaco e a angioplastia agora são feitos pelo SUS na Hoesp/Hospital Bom Jesus. Antes, os pacientes precisavam se deslocar até outras cidades. “O cateterismo é um exame que dá um diagnóstico fiel de possíveis obstruções (entupimento) coronárias, e realizar rapidamente é importante, pois se a obstrução for grave, o paciente poderá infartar”, explica o médico cardiologista, Dr. José Afrânio Davidoff.
A Hoesp/Hospital Bom Jesus é referência na 20ª Regional de Saúde, e a realização dos procedimentos de hemodinâmica no local facilita o diagnóstico dos pacientes. “Nosso Pronto Socorro atende muitos casos cardíacos, o exame para o rápido diagnóstico e a realização do procedimento de angioplastia trazem maior garantia de sucesso na recuperação do paciente infartado. Os procedimentos eletivos também tem trazido maior agilidade de atendimento nas filas de espera para procedimentos hemodinâmicos, os casos realizados eletivos evitam que estes pacientes venham para emergência com situação mais grave como o infarto.
Agradecemos ao Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto que aprovou a realização destes procedimentos na Hoesp em Toledo, garantindo rapidez nos procedimentos”, afirma a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.
O exame pode ser feito de forma eletiva, mas o principal risco de encaminhar o exame para outros municípios é com relação aos casos emergentes. “O tempo para fazer esse exame é muito importante, para que não haja risco aos pacientes, principalmente para aqueles que possuem sintomas agudos como dor no peito, sudorese, falta de ar, pacientes com diabetes, fumantes, obesos, sedentários, entre outras condições, é primordial que o exame seja realizado dentro de duas horas”, explica Dr. Afrânio.
Em caso de entupimentos graves identificados no cateterismo, o paciente imediatamente já realiza o procedimento de angioplastia. “É o segundo passo, a limpeza desse entupimento grave da artéria coronária, feito na sequência do cateterismo. Um procedimento que é rápido e feito em um tempo ágil, pode salvar muitas vidas. E temos certeza que o cateterismo e a angioplastia sendo realizada em Toledo agora vai salvar muito mais vidas”, finaliza Dr. Afrânio.