O espetáculo Gran Circo Stopim, da Cia de Palhaços de Curitiba, será o segundo a ser apresentado na XVIII Mostra de Circo Social e XI Festival Nacional de Circo de Toledo, de 9 a 13 de setembro, no Teatro Municipal. O show, que começa às 20h, presta uma homenagem aos circos do passado e cativa o público com uma mistura de acrobacias, malabarismos, magia, música e palhaçadas. O acesso é livre e os ingressos antecipados podem ser retirados na Casa da Cultura, Circo da Alegria, Secretaria de Educação, junto ao prédio da Funet, e secretaria de Cultura, no segundo piso da Biblioteca Pública Municipal.
Com 50 minutos de duração o espetáculo é indicado para pessoas de todas as idades, oferecendo entretenimento para adultos e crianças. “Embora traga toda a magia do circo, nossa produção não se destina apenas às crianças. Os adultos também vão se identificar nos quadros apresentados. A intenção é que toda a família possa assistir e reviver a emoção de ir ao circo”, destaca Nathalia Luiz, conhecida como palhaça Tinoca.
Tinoca e os palhaços Sarrafo e Wilson, que integram a Cia de Palhaços, se dedicam a interpretar todos os personagens da performance. Em uma verdadeira celebração circense, eles apresentam uma série de números surpreendentes, evocando a nostalgia e a diversão dos circos antigos.
Em 20 anos de atuação no mercado, completados neste ano, o grupo busca inovar em todos os seus projetos e atuações. “O Gran Circo Stopim está constantemente renovando e explorando novas ideias. Nossa Companhia está em constante aprendizado para proporcionar ao público uma comédia de alta qualidade”, enfatiza Felipe Ternes, o palhaço Sarrafo.
Além do espetáculo, os três palhaços, que também atuam divertindo crianças e adultos hospitalizados, contribuindo na sua recuperação através da terapia do riso, vão divertir o público durante os três dias de apresentações dos números dos grupos sociais que integram a Mostra de Circo Social.
No começo e nos intervalos das apresentações dos grupos, os palhaços farão diversas intervenções. As apresentações, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, começam às 9h e às 14h. Como nos espetáculos noturnos, o acesso é livre. Para grupos maiores de escolas e outros, os ingressos já estão esgotados. As escolas interessadas já fizeram as suas reservas, diretamente no Circo da Alegria, que com os seus parceiros e apoiadores realiza o evento.
A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023 elaborado pela Secretaria Municipal de Toledo/PR com recursos da Lei Complementar N°195/2022 – Lei Paulo Gustavo.
Jornalista Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537)