Grande maioria dos filmes exibidos é inédita no Brasil. Além das sessões de exibição, serão realizadas atividades paralelas, como palestras, sessões musicadas, festas e o tradicional Madrugadão. Filme ‘Bad City’, do diretor japonês Kensuke Sonomura, faz parte da programação do Fantaspoa 2023
Reprodução
A 19ª edição do Fantaspoa, festival de filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller, tem programação até 30 de abril em quatro cinemas de Porto Alegre.
A programação do festival, que começou na quinta-feira (13), conta com 172 filmes, além de sessões comentadas e participação de mais de 70 convidados brasileiros e estrangeiros. Confira, abaixo, destaques da programação apontados pela produção do festival.
Informações e detalhes sobre os ingressos podem ser conferidas no site do evento. As sessões são realizadas na Cinemateca Capitólio, na Casa de Cultura Mário Quintana, na Sala Redenção e no Instituto Ling.
A grande maioria dos filmes exibidos é inédita no Brasil. Além das sessões de exibição, serão realizadas atividades paralelas, como sete palestras, oito sessões musicadas, três festas e o já tradicional Madrugadão Fantaspoa, entre outras.
Confira destaques da programação
“Villain” curta-metragem de fantasia medieval protagonizado por Bella Ramsey, uma das atrizes de maior destaque atualmente, após sua atuação como Ellie no seriado “The Last of Us”. O filme fará no Fantaspoa a sua primeira exibição mundial.
A presença de filmes realizados por um longo período de tempo: “Kick Me”, “Abruptio” e “Jardim Lunar” levaram, respectivamente, dez, sete e seis anos para serem realizados. Enquanto “Kick Me” é um filme live action, “Abruptio” é o primeiro longa filmado com marionetes em tamanho real e “Jardim Lunar” mescla animação e filmagens em 35mm, criando um clima sombrio para uma espécie de um terrível conto de fadas.
“Brooklyn 45” e “Molli e Max no Futuro”, dois filmes recém saídos das suas premières mundiais no grandioso South by Southwest (SXSW). “Brooklyn 45” é dirigido por Ted Geoghegan e é o terceiro longa-metragem do diretor no Fantaspoa. “Molli e Max no Futuro”, filme de estreia de Michael Lukk Litwak, teve todas as suas exibições esgotadas no SXSW e é uma comédia romântica que remete a “Harry e Sally”, porém passado ao longo de diferentes planetas e décadas.
“Soft & Quiet”, filme em plano-sequência que aborda o neonazismo e a xenofobia em uma pequena comunidade norte-americana e que rendeu à filha de brasileiro, Beth de Araújo, a indicação ao prêmio de Direção Revelação nos Gotham Awards.
“Secadores”, longa-metragem espanhol da cineasta Rocío Mesa, que conta com efeitos visuais por David Martí e Montse Ribé, dupla vencedora do Oscar por seu trabalho no clássico “O Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro.
A presença de dois longas dirigidos por filhos de ícones do cinema: “Festa Apocalíptica”, divertida produção polonesa sobre zumbis e arruaça juvenil, assinada por Xawery Żuławski, filho do histórico cineasta Andrzej Żuławski e “Próxima Saída”, longa de estreia de Mali Elfman, filha do músico Danny Elfman, responsável por diversas trilhas sonoras de filmes de Tim Burton.
A presença da família Elfman não para por aí. O diretor Richard Elfman, irmão de Danny e criador da lendária banda Oingo Boingo, estará no Fantaspoa para a première mundial do seu longa “Bridget Sangrenta”, que abrirá o já tradicional Madrugadão Fantaspoa. Na sequência, será exibida a versão restaurada do principal longa-metragem da carreira de Richard: o classico cult “Forbidden Zone”, que será exibido na versão Director’s Cut.
“Terceira Guerra Mundial”, drama iraniano vencedor de prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no Festival de Veneza, e indicado pelo Irã como seu representante à vaga na competição de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2023.
“Minore”: premiére mundial que encerra o festival, é o terceiro longa-metragem do diretor grego Konstantinos Koutsoliotas. Produzido pela norte-americana Elizabeth Schuch, foi filmado inteiramente na Grécia e conta com muita música, dança e monstros lovecraftianos. O filme é uma coprodução da Fantaspoa Produções.
O retorno de velhos conhecidos: além de Konstantinos Koutsoliotas, Elizabeth Schuch e Paul Urkijo, outros diretores que voltam com suas novas realizações são Caye Casas (“A Mesa da Sala de Jantar”), Fabian Forte (“Jogo de Bruxas”) e Sadrac González-Perellón (“A Incrível Elisa”) – além de Yoshihiro Nishimura (“Onimanji”) e Jesse Thomas Cook (“Cult Hero”).
Um dos filmes mais assistidos no mundo em 2020, o espanhol “O Poço” estará em peso nesta edição. O longa-metragem terá uma exibição especial no dia 28, com direito a debate com a presença do roteirista Pedro Rivero. Além disso, os protagonistas Ivan Massagué e Zorion Eguileor estrelam outros longas-metragens da seleção: “A Incrível Elisa” e “Velhos”, respectivamente.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS