Em Brasília, Programa Oeste em Desenvolvimento apresenta pautas regionais

DA ASSESSORIA – A terça-feira (19) foi marcada pela visita do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) em Brasília. O grupo foi recebido pelo Deputado Federal Dilceu Sperafico (PP). Na pauta questões como a infraestrutura, pedágio, condições para o desenvolvimento pleno da empregabilidade e também reivindicações ligadas ao Agronegócio. Na última década, o Programa Oeste em Desenvolvimento protagonizou inúmeras lutas pela Região Oeste e segue na articulação de soluções que otimizem a vocação produtiva e associativista do Oeste.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, cumpriu a agenda na companhia da Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Anaide Holzbach, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC), Jurandir Parzianello Júnior e do Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná (Caciopar) Lucas Ghellere. Juntos, eles apresentaram uma carta que pontua os principais desafios da Região Oeste.

CACIOPAR – O 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná realizado em junho deste ano também serviu para pautar importantes pontos da carta entregue para diversas autoridades em Brasília. Da infraestrutura ao Agronegócio, o documento pede pelo comprometimento de todos os representantes com os desafios que o Oeste elencou durante a realização do evento.

PEDÁGIO – O documento entregue em Basília também reafirma a importância da aprovação do Projeto de Lei 1712/22 permite que as concessionárias de rodovia beneficiadas pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi) optem pelo pagamento unificado de tributos, equivalente a 4% da receita mensal. A aprovação pode resultar em até 20% de redução na tarifa ao usuário.

“Quando temos uma concessão de pedágio significa que a sociedade vai pagar para fazer para fazer algo que na verdade é um dever do Estado. Como o governo alega que não possui fundos para isso, a sociedade assume para que não tenhamos prejuízos ainda maiores. Não é coerente e nem justo que para fazer algo que não seria da nossa responsabilidade ainda tenhamos que pagar impostos ao mesmo governo que teria essa responsabilidade. Este projeto de Lei que desonera a construção de rodovias traz um pouco mais de justiça para o processo”, afirma Zielasko.

MULTAS – Um dos pedidos feitos na carta do POD está diretamente ligado a empregabilidade. Mesmo com uma expressiva contratação, muitas indústrias mesmo com muito esforço não conseguem contratar o número de PCDs (Pessoas com Deficiência), pelo motivo de não encontrar candidatos interessados nas vagas ofertadas. O POD pediu providências que possam facilitar a localização dos candidatos e também atrativos que possam atrair estes profissionais. A Região Oeste do Paraná vem crescendo anualmente, o mercado de trabalho na região do POD gerou no período de 2020 a 2023, um superávit de 59.420 empregos formais, tendo um crescimento de 17,84%, no período. Em 2023 já foram realizadas 8.508 contrações de saldo positivo, totalizando 391.078 carteiras assinadas na região do POD.

COMEMORAÇÃO – O Programa Oeste em Desenvolvimento vive um ano comemorativo dos seus 10 anos de atuação em defesa da Região. A realização do Fórum está marcada para o dia 27 de outubro em Medianeira.

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Acidente entre automóvel e moto é registrado no Jardim La Salle em Toledo

Na noite desta quinta-feira (20), foi registrado um acidente envolvendo um automóvel e uma moto no

Acidente entre automóvel e moto é registrado no Jardim La Salle em Toledo

Na noite desta quinta-feira (20), foi registrado um acidente envolvendo um automóvel e uma moto no

Veículo pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Palotina

Na noite desta quinta-feira (20/06), o Corpo de Bombeiro Militar de Palotina foi acionado após receber

Trabalhador que faleceu em acidente em elevador na Copacol em Goioerê é identificado

O trabalhador que faleceu em um trágico acidente ocorrido por volta das 15h30min em um elevador

Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá e Toledo

A Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato