Ato marca o lançamento da pedra fundamental do Lote Social

A esquina da Avenida Teodoro Dorfschmidt e a Rua Helga Lentz foi escolhida para a colocação da pedra fundamental do Loteamento Lote Social. Um ato no local, realizado nesta quarta-feira (04), reuniu autoridades, entre elas o prefeito em exercício Ademar Dorfschmidt, imprensa, servidores municipais e a comunidade em geral. O programa pioneiro no Brasil vai proporcionar aproximadamente 700 terrenos, sendo 218 na primeira etapa, com uma média de 150 metros quadrados. 

 

O momento marcou o início do arruamento, após vencidos os trâmites burocráticos da implantação do empreendimento que fica próximo dos bairros Fachini e Orquídeas. Também já estão em fase de contratualização para implantação de redes elétricas, de água e saneamento. “É um sonho construído por muitas mãos. Temos muito a fazer, por meio do trabalho de diversas secretarias municipais, mas o Lote Social já é uma realidade”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos, Maicon Stuani. 

 

A Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo teve um papel preponderante. “Todo o planejamento urbano desse sonho foi conduzido por uma equipe muito competente e que se dedica a oferecer o melhor para os toledanos. Agora é palpável, é visível, e a comunidade também vai poder notar o que estamos fazendo pela habitação popular em Toledo”, afirmou o secretário da pasta, Sincler Gustavo Miguel. Por sua vez, o diretor superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), Ascânio Butzge, disse que a atenção da administração municipal precisa estar focada em quem mais precisa. “Não tem sentido ocupar um mandato se não for para fazer coisas boas para as pessoas”, comentou.

 

O Lote Social vai disponibilizar, além dos terrenos, um modelo de projeto padrão para edificações com 42 ou 60 metros quadrados. Vai atender a população inscrita no cadastro habitacional, com renda familiar total de até cinco salários mínimos, com lotes em preços acessíveis e até dez anos para pagamento. “Ademar foi um lutador por esta política. Começou quando ele tentou, por meio de um loteamento de grupo, de forma privada, fazer isso acontecer”, disse o vereador licenciado Leoclides Bisognin. “As pessoas duvidaram, difamaram e criminalizaram sua atitude por tentar trazer para Toledo algo que já acontecia em outros municípios e países. Ele e sua família sofreram, mas agora está demonstrado que é possível fazer”, frisou.

 

Outro representante do Legislativo presente foi o presidente da Câmara Dudu Barbosa. “Sinto-me honrado em fazer parte de uma legislatura que junto com o Executivo Municipal quer dar mais dignidade para as pessoas, mais que isso, transformar algo sonhado em realidade. O Lote Social foi debatido na Câmara e aprovado de forma unânime, mesmo sendo algo sem precedentes no Brasil. Por isso digo e reforço, onde tem política pública, tem o Poder Legislativo”. Dudu também fez uma referência especial ao prefeito em exercício. “Ademar, você está fazendo as pessoas felizes, pois só cuida de gente, quem gosta de gente”, afirmou.

 

“Cuidar de gente é dar dignidade para elas”, disse Ademar respondendo ao vereador Dudu Barbosa. Dorfschmidt agradeceu a todos os presentes e disse que o momento era histórico e com muito simbolismo. “Só é possível porque o antigo proprietário, Ernesto Schmidt, aqui do meu lado, vendeu a área, porque houve a aprovação pelo Legislativo, ao prefeito Beto Lunitti que entendeu a proposta e incluiu em nosso plano de governo, a minha família sempre comigo”. O então prefeito em exercício também lembrou as dificuldades de quando tentou implantar de forma privada os loteamentos de grupo. “Funciona em outros municípios, em Toledo não houve esse entendimento”. Ademar ainda lembrou os pais. “Neste local onde colocamos a pedra fundamental será eternizado o nome dos meus pais, Teodoro e Helga, que sempre me incentivaram. Sinto por eles não poderem estar aqui agora”. 

 

Ao final, Ademar disse que o Lote Social, já difundido em outras regiões no país, vai mudar a história dos brasileiros e destacou o momento da política toledana. “Toledo está escrevendo uma nova história em relação às políticas públicas e quem não entender esse processo vai ficar fora dela”, concluiu. Além dos demais secretários e servidores municipais, os vereadores Marcelo Marques, Genivaldo Jesus, Beto Scain, Valdir Rosseto, Damião do Santos, Jozimar Polasso, Pedro Varela, Valdomiro Bozó e Bernardino Reis participaram do ato.

 

Fonte: Prefeitura de Toledo

 

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Caminhão caçamba tomba em rotatória após falha nos freios em Toledo

No final da manhã desta quinta-feira (20), um caminhão do tipo caçamba tombou na rotatória da

Caminhão caçamba tomba em rotatória após falha nos freios em Toledo

No final da manhã desta quinta-feira (20), um caminhão do tipo caçamba tombou na rotatória da

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Jardim La Salle em Toledo

No final da manhã desta quinta-feira (20), um acidente foi registrado no cruzamento da rua Maringá

Filha danifica residência em Toledo após discussão com a mãe sobre seu relacionamento amoroso

Nesta quinta-feira (200, por volta das 00h30, a equipe policial foi acionada para atender a uma

Mulher é atacada por cachorro no Jardim Coopagro em Toledo

Na quarta-feira (19), às 17h10, a equipe policial foi acionada via central de operações para atender

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato