Por força da Lei Federal nº 13.509/2014, o dia quatro de outubro celebra o Dia Nacional do Agente de Combate a Endemias. Em Toledo, a data foi celebrada com um café da manhã servido nesta quarta-feira (4) aos ACE’s, no Centro Municipal de Controle de Endemias. O ato foi prestigiado pelo prefeito em exercício Ademar Dorfschmidt e pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, que reconheceram a importância destes profissionais no combate à dengue e outras doenças.
O gestor municipal enfatizou o importante papel destes profissionais na prevenção de doenças. “Antigamente vocês eram simplesmente os ‘agentes da dengue’. Hoje, temos um entendimento da relevância do trabalho que realizam. O ACE está dentro da casa das pessoas, apoiando e prevenindo enfermidades, auxiliando na questão de infestações de insetos peçonhentos, trabalhando muitas vezes à noite e nos fins de semana”, disse.
Dorfschmidt parabenizou a categoria pelo empenho no dia a dia. “A gente fica feliz em participar destes momentos porque neste governo estamos conquistando prêmios por causa de vocês, servidores municipais que trabalham junto com a gente”. Ademar ainda agradeceu a coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.
A valorização e o reconhecimento também foram citados por Ademar. “Eu assumi uma luta pela categoria quando ainda estava na Câmara de Vereadores, para que fossem mais valorizados, pois se vocês conseguirem impedir que uma pessoa contraia uma doença, vocês estão salvando uma vida. Isso precisa ser reconhecido. Contem sempre com a gestão minha e do prefeito Beto Lunitti, pois fazem parte do sucesso e dos avanços que nossa saúde tem alcançado”, concluiu.
Após, os agentes participaram de uma atividade com a equipe do Departamento de Saúde Mental com o objetivo de ‘cuidar de quem cuida’.
Trabalho e dedicação – Amor pelo que faz. Assim pode ser resumido o sentimento que a agente de combate a endemias, Sheila Andrade Buchholz, tem pela profissão. No cargo há 3 anos, ela relata que dentro da função é possível estar em contato com pessoas e resolver muitos problemas da população. “Meu bairro mesmo, tem muita coisa a ser feita, e eu fico feliz em poder ajudar”, explica.
Sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia, Sheila disse que a maioria delas já foram vencidas. “A gente enfrenta a desconfiança das pessoas, pensando que vamos notificar ou multar e não é essa a realidade. Nosso trabalho é orientar, fiscalizar a limpeza dos terrenos e zelar pela saúde delas. Na minha área de atendimento, os moradores já entenderam que este é meu papel”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Toledo