A XVIII Mostra de Circo Social e XI Festival Nacional de Circo de Toledo será de 9 a 13 de setembro e contará neste ano com 22 grupos sociais de circo, entre os de Toledo e da região, além de representantes de outras cidades que virão para o Festival Nacional. Serão cerca de 680 crianças no palco, mostrando ao público o que aprenderam nos projetos sociais. Como nas edições anteriores, a expectativa é de casa cheia, tanto para os números dos grupos sociais como para os espetáculos noturnos, com a presença de grandes nomes do circo brasileiro.
“Estamos bem satisfeitos com a participação dos projetos sociais e também dos grupos convidados para os espetáculos. Sempre temos o cuidado de trazer produtos de qualidade, para que possa haver uma integração efetiva dos participantes e um crescimento dos alunos e dos professores que integram os projetos”, comentou o coordenador do evento, Dado Guerra.
Além de Alex Machado, Aires Coutinho e Vanuza Heloísa, que estiveram nos anos anteriores, estão confirmados Marco Bortoletto, pesquisador da Unicamp, Cristianne Konno, Alfredo Bermudez, entre outros artistas e pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, entre outras cidades.
O Circo da Alegria, anfitrião do evento, está preparando um espetáculo especial que vai abrir a Mostra e Festival, no dia 9 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal. “Sempre há uma expectativa muito grande em torno do espetáculo do Circo da Alegria. Todos os anos, mal termina a Mostra, já começamos a esboçar o que pode ser feito na próxima edição”, comenta a professora Paula Bombonatto, diretora do espetáculo.
Neste ano vai se chamar “Circo e Letras” e conta com a participação dos alunos em todo o processo de pesquisa e elaboração como forma de incentivo à leitura. Segundo ela, o trabalho é feito em conjunto, com o envolvimento de todos em todo o processo.
Grupos sociais de circo
Durante o dia, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, às 9h e às 14h, no Teatro Municipal, serão realizadas as apresentações dos grupos inscritos. Em cada sessão serão realizadas intervenções com a participação de artistas locais e convidados. Uma comissão formada pelos artistas Aires Coutinho, Alex Machado, Alfredo Bermudez (Pizicozone) e Vanuza Heloísa, vai avaliar os grupos, dando ao final um retorno sobre a evolução e o que eventualmente precise de uma atenção maior dos instrutores. Eles também serão responsáveis pela premiação dos grupos inscritos.
Em todos os dias, a expectativa é de casa cheia, pela experiência dos anos anteriores. Os alunos de escolas de Toledo e da região disputam os ingressos que são distribuídos gratuitamente. Os instrutores e integrantes dos grupos poderão participar de oficinas e discussões relacionadas ao circo, conforme inscrições prévias.
Os espetáculos do Festival também terão acesso gratuito. Eles serão realizados à noite, no Teatro Municipal. No dia 10 de setembro será apresentado o show Gran Circo Stopim, da Cia de Palhaços, de Curitiba; no 11 o show Carrilhão, com o coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, e no dia 12, o show Mani, com o grupo Tangará Produções, de Londrina.
Neste ano também será retomada a emissão de carteira de monociclo aos participantes, um projeto idealizado e executado pela professora Paula Bombonatto. Os participantes serão certificados conforme as manobras que executam, a exemplo do que ocorre com os motoristas, classificados em categorias.
No último dia, 13 de setembro, a programação começa com um debate na Unioeste, com o tema “Circo Social enquanto ação educativa emancipatória”, com Marco Bortoleto, Cristiane Konno, Paula Bombonatto e Dado Guerra. A mediação ficará a cargo de Alex Machado, da Escola Nacional de Circo.
A tarde, às 15h, no Circo da Alegria, será apresentado o espetáculo Manute Malabarista, seguido de oficinas de malabares. O encerramento será a partir das 19h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth com o Show Cabaré – Circo Ático e convidados. No circo, o Cabaré é um show em que os artistas apresentam livremente os seus melhores números, promovendo um momento de descontração e de integração através da arte.
A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023, elaborado pela Secretaria Municipal de Toledo/PR, com recursos da Lei Complementar N°195/2022 – Lei Paulo Gustavo.
Jornalista Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537)