Toledo recebe 22 grupos de circo para a XVIII Mostra e XI Festival Nacional

A XVIII Mostra de Circo Social e XI Festival Nacional de Circo de Toledo será de 9 a 13 de setembro e contará neste ano com 22 grupos sociais de circo, entre os de Toledo e da região, além de representantes de outras cidades que virão para o Festival Nacional. Serão cerca de 680 crianças no palco, mostrando ao público o que aprenderam nos projetos sociais. Como nas edições anteriores, a expectativa é de casa cheia, tanto para os números dos grupos sociais como para os espetáculos noturnos, com a presença de grandes nomes do circo brasileiro.

 

“Estamos bem satisfeitos com a participação dos projetos sociais e também dos grupos convidados para os espetáculos. Sempre temos o cuidado de trazer produtos de qualidade, para que possa haver uma integração efetiva dos participantes e um crescimento dos alunos e dos professores que integram os projetos”, comentou o coordenador do evento, Dado Guerra.

 

Além de Alex Machado, Aires Coutinho e Vanuza Heloísa, que estiveram nos anos anteriores, estão confirmados Marco Bortoletto, pesquisador da Unicamp, Cristianne Konno, Alfredo Bermudez, entre outros artistas e pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, entre outras cidades.

 

O Circo da Alegria, anfitrião do evento, está preparando um espetáculo especial que vai abrir a Mostra e Festival, no dia 9 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal. “Sempre há uma expectativa muito grande em torno do espetáculo do Circo da Alegria. Todos os anos, mal termina a Mostra, já começamos a esboçar o que pode ser feito na próxima edição”, comenta a professora Paula Bombonatto, diretora do espetáculo.

 

Neste ano vai se chamar “Circo e Letras” e conta com a participação dos alunos em todo o processo de pesquisa e elaboração como forma de incentivo à leitura. Segundo ela, o trabalho é feito em conjunto, com o envolvimento de todos em todo o processo.

 

Grupos sociais de circo

 

Durante o dia, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, às 9h e às 14h, no Teatro Municipal, serão realizadas as apresentações dos grupos inscritos. Em cada sessão serão realizadas intervenções com a participação de artistas locais e convidados. Uma comissão formada pelos artistas Aires Coutinho, Alex Machado, Alfredo Bermudez (Pizicozone) e Vanuza Heloísa, vai avaliar os grupos, dando ao final um retorno sobre a evolução e o que eventualmente precise de uma atenção maior dos instrutores. Eles também serão responsáveis pela premiação dos grupos inscritos.

 

Em todos os dias, a expectativa é de casa cheia, pela experiência dos anos anteriores. Os alunos de escolas de Toledo e da região disputam os ingressos que são distribuídos gratuitamente. Os instrutores e integrantes dos grupos poderão participar de oficinas e discussões relacionadas ao circo, conforme inscrições prévias.

 

Os espetáculos do Festival também terão acesso gratuito. Eles serão realizados à noite, no Teatro Municipal. No dia 10 de setembro será apresentado o show Gran Circo Stopim, da Cia de Palhaços, de Curitiba; no 11 o show Carrilhão, com o coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, e no dia 12, o show Mani, com o grupo Tangará Produções, de Londrina.

 

Neste ano também será retomada a emissão de carteira de monociclo aos participantes, um projeto idealizado e executado pela professora Paula Bombonatto. Os participantes serão certificados conforme as manobras que executam, a exemplo do que ocorre com os motoristas, classificados em categorias.

 

No último dia, 13 de setembro, a programação começa com um debate na Unioeste, com o tema “Circo Social enquanto ação educativa emancipatória”, com Marco Bortoleto, Cristiane Konno, Paula Bombonatto e Dado Guerra. A mediação ficará a cargo de Alex Machado, da Escola Nacional de Circo.

 

A tarde, às 15h, no Circo da Alegria, será apresentado o espetáculo Manute Malabarista, seguido de oficinas de malabares. O encerramento será a partir das 19h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth com o Show Cabaré – Circo Ático e convidados. No circo, o Cabaré é um show em que os artistas apresentam livremente os seus melhores números, promovendo um momento de descontração e de integração através da arte.

 

A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023, elaborado pela Secretaria Municipal de Toledo/PR, com recursos da Lei Complementar N°195/2022 – Lei Paulo Gustavo.

 

Jornalista Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537)

 

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Colisão entre dois veículos no centro de Toledo resulta em danos materiais

Um acidente envolvendo dois automóveis foi registrado por volta do meio-dia desta sexta-feira (04), no cruzamento

Colisão entre dois veículos no centro de Toledo resulta em danos materiais

Um acidente envolvendo dois automóveis foi registrado por volta do meio-dia desta sexta-feira (04), no cruzamento

Jovem perde a vida em acidente na BR-277 em Céu Azul

Um jovem morreu em uma batida entre motocicleta e carro na BR 277, no km 645,

PRF e FICCO/PR apreendem arsenal com casal na RMC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado

Homem ameaça mãe de autista em fila de espera e é detido em Toledo

Um homem de 48 anos, residente em Ouro Verde do Oeste, foi detido pela Guarda Municipal

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato