O temporal registrado hoje, quinta-feira, 21 de março, em Toledo deixou muitos estragos pela cidade. Árvores caídas foram avistadas em todos os bairros, e em alguns locais, também houve registro de destelhamentos. O fenômeno climático foi atribuído a uma frente fria que passou pela região, o que já havia sido alertado pelos institutos de meteorologia.
Por volta das 11h00, o Simepar registrou em Toledo rajadas de vento de até 62 km/h e um total de 4.8 mm de chuva em duas horas. A temperatura, que anteriormente estava com sensação térmica de 35°C, caiu drasticamente para 19°C.
De acordo com a Defesa Civil de Toledo, as equipes de infraestrutura já atuaram na limpeza e controle dos casos mais graves. Nesta sexta-feira (22), as equipes continuarão os trabalhos de limpeza. Segundo levantamento, foram registradas quedas de 24 árvores e galhos, praticamente todos já foram removidos, restando apenas alguns casos mais leves que serão solucionados amanhã. As equipes envolvidas incluem a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria da Infraestrutura e a Defesa Civil, composta pela Guarda Municipal. Além disso, equipes autorizadas da Copel atuaram nos locais onde árvores caídas comprometeram fios energizados.
Um dos locais afetados foi a Praça do Namoro, na Vila Industrial, onde uma árvore de grande porte caiu na rua, sem causar feridos ou danos significativos, apenas sujeira e transtornos no trânsito, bloqueando as duas vias da Rua Santos Dumont.
Quedas de energia também foram registradas, assim como interrupções no abastecimento de água. No Jardim Coopagro, em alguns pontos, a energia foi interrompida por volta das 11h00 durante o início do temporal, sendo restabelecida apenas por volta das 15h30.
Da Redação