Rádio Radar Web Clique no play e ouça ao vivo
Toledo • PR

Temperatura cai com frio mais típico de maio quase no fim de novembro

Juan Matoso

Ver perfil do autor

Fabio Ulsenheimer
Mínimas típicas de inverno foram registradas nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, em pleno fim de novembro. As temperatura mínimas ficaram abaixo a muito abaixo do que é comum para esta época do ano em diversas cidades gaúchas, inclusive com registros abaixo de 5ºC.
Faltando uma semana para o chamado verão meteorológico, o trimestre de dezembro a fevereiro, uma massa de ar seco e mais fria que atua sobre o estado proporcionou um acentuado resfriamento noturno.
A queda mais acentuada da temperatura à noite se deve muito mais ao perfil seco da atmosfera com tempo muito aberto e céu claro do que propriamente à temperatura da massa de ar que cobre o território gaúcho neste momento.
Estações indicaram mínimas na madrugada desta sexta-feira de 4,0ºC em São José dos Ausentes; 4,9ºC em Cambará do Sul; 7,5ºC em Bom Jesus, 8,0ºC em Monte Alegre dos Campos; 8,5ºC em Canela; 8,9ºC em São Marcos; 9,2ºC em São Francisco de Paula e em Vacaria; 9,3ºC em Gramado; 9,8ºC em Caxias do Sul e Farroupilha; e 9,9ºC em Soledade.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia acusaram marcas de 11,9ºC em Quaraí; 13,1ºC no Chuí; 13,4ºC em Bagé e Camaquã; 13,5ºC em Livramento; e 13,8ºC em Mostardas. Considerando ser final de novembro, estas são temperaturas baixas para esta época do ano.
Na Grande Porto Alegre, a temperatura desceu a 11,6ºC em Viamão. Porto Alegre teve mínimas de 14,7ºC na estação de referência do Jardim Botânico e 13,6ºC em Belém Novo. No extremo Sul da cidade, no Lami, estação da Secretaria da Agricultura marcou apenas 11,7ºC. A temperatura mínima oficial de Porto Alegre corresponde ao que poderia se esperar pela climatologia no mês de maio.
Uma vez que a próxima noite terá outra vez tempo muito aberto com ar mais seco e mais frio, a tendência é de outra madrugada com mínimas baixas para esta época do ano neste sábado, outra vez com marcas abaixo dos 5ºC nos Aparados. Porto Alegre pode ter 13ºC no Jardim Botânico e 10ºC no extremo Sul da cidade, marca que deve ser esperada ainda em alguns pontos da região metropolitana.
MetSul
Fabio Ulsenheimer

Juan Matoso

Ver perfil do autor

Últimas 24h

Mais notícias

Continue com o Radar BO

As notícias da região, no seu celular.

Mantém o convite já existente no portal, depois da leitura.