STF analisa se moradores de Ribeirão Preto e Guariba viram réus por atos golpistas de 8 de janeiro


Barquet Miguel Junior e Ana Carolina Isique Guardieri Brendolan foram presos por suspeita de participação nos atos de depredação da Praça dos Três Poderes em Brasília (DF). STF começa a analisar denúncias contra suspeitos dos ataques de 8 de janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta terça-feira (18) se dois moradores da região de Ribeirão Preto, denunciados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília (DF), viram réus na ação.
A denúncia analisada é contra o advogado Barquet Miguel Junior, de Ribeirão Preto (SP), e contra a veterinária Ana Carolina Isique Guardieri Brendolan, de Guariba (SP).
As defesas dos dois não foram localizadas até a publicação desta matéria.
Barquet Miguel Júnior, advogado de Ribeirão Preto preso em Brasília
Reprodução
Os dois chegaram a ser presos logo após os atos de vandalismo. Durante depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal em janeiro, Miguel Júnior disse que viajou a turismo para Brasília no final de semana das manifestações.
Segundo o documento, ele disse que foi de ônibus sozinho para Brasília no sábado (7) e que ficou hospedado em um hotel da cidade. No domingo (8), dia da invasão, contou que viu a movimentação do público e resolveu participar.
Já Ana Carolina usou as redes sociais para publicar vídeos nos dias do ato em Brasília e também publicou fotos em QG dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na capital federal, em dezembro de 2022.
Ana Carolina Isique Guardiéri Brendolan, de Guariba
Reprodução
Miguel Júnior e Ana Carolina estão entre as 100 primeiras pessoas com processo analisado pelo STF nesta terça-feira. Ao todo, são 1.390 suspeitos.
Até o início da tarde, os ministros Alexandre de Moraes, relator do processo, e Dias Toffoli tinham votado a favor de tornar os denunciados réus. A seção ocorre em plenário virtual e os membros da Corte têm até 24 de abril para registrar os votos no sistema eletrônico.
Dois inquéritos e denunciados presos
As denúncias foram oferecidas pela Procuradoria-Geral da República em dois inquéritos abertos para identificar os autores intelectuais, incitadores e executores dos crimes. Esses 100 denunciados estão presos.
A PGR afirma que os denunciados se associaram, de forma armada, a partir de convocações por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens com o objetivo de praticar crimes contra o Estado Democrático de Direito.
A denúncia afirma que “o grupo criminoso tentou depor, por meio de violência e grave ameaça, o governo legitimamente constituído”, sendo que isso “implicaria a prática reiterada de delitos até que se pudesse consolidar o regime de exceção pretendido pela massa antidemocrática”.
Caso o voto de Moraes prevaleça, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como:
associação criminosa armada;
abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e
deterioração de patrimônio tombado.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Paraná enfrenta semana de calor extremo e seca

A semana que se inicia será marcada por temperaturas elevadas e tempo seco em praticamente todo

Paraná enfrenta semana de calor extremo e seca

A semana que se inicia será marcada por temperaturas elevadas e tempo seco em praticamente todo

Homem é detido após invadir obra e tentar furtar materiais em Toledo

Na noite de domingo (08), por volta das 22h46, a Guarda Municipal de Toledo foi acionada

Motorista abandona BMW após colisão com poste em Toledo

Um acidente de trânsito foi registrado na madrugada de domingo (08), por volta das 02h16, na

Guarda Municipal de Toledo intensifica combate à perturbação do sossego no Parque do Povo

Na madrugada de domingo (08), a Guarda Municipal de Toledo intensificou suas ações para combater a

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato