Serprati oferece aos alunos da Escola Antônio Scain a experiência de serem coralistas por um dia

É um fato: a música traz diversos benefícios para o desenvolvimento humano, incluindo o aprimoramento da concentração, habilidades de raciocínio, expressão corporal e estabilidade emocional, entre outros. Ela está presente desde a antiguidade e atua como uma forma de comunicação e expressão cultural, além de desempenhar diversas funções em celebrações, narrativas e entretenimento.

No início desta semana, os estudantes da Escola Municipal Antônio Scain de Toledo participaram de uma série de atividades musicais, dinâmicas, brincadeiras e práticas de percussão corporal. Essas iniciativas fazem parte do projeto Cultural Coro Cênico Musical Sociedade Esportiva e Recreativa (Serprati), realizado através do Ministério da Cultura e do Governo Federal, patrocinado pela Prati-Donaduzzi.

A supervisora da Serprati, Elizangela Lopes de Medeiros Ostrowski, destacou a importância do projeto Coral na Escola. “Esse momento faz com que as crianças se desenvolvam, estimulando o senso de organização e respeito pelo próximo. A vivência musical torna-se algo divertido e agradável, além de ensiná-las a se comunicarem de maneira mais eficaz, estimulando ao mesmo tempo a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novos conhecimentos”.

Com os olhares atentos e fixados no maestro, mais de 250 estudantes do 1º ao 5º ano, com idades entre 8 e 13 anos, tiveram a oportunidade de serem coralistas por um dia. Antes de iniciar a aula, as crianças aqueceram suas vozes. “Infelizmente, nós não temos na grade curricular do município uma disciplina exclusiva, mas está integrada à disciplina de Artes. É fundamental que a música seja abordada nas redes de ensino, pois auxilia no desenvolvimento dos alunos, melhora sua capacidade de expressão e os ensina a lidar com diversas situações, proporcionando maior autonomia e superando o medo”, compartilhou Luci Graciela Kuhn, diretora do sistema de ensino de Toledo.

Embora a música ainda não seja uma realidade em muitas escolas, Anderson Back, o regente do coro infantil Serprati, ressalta sua relevância: “Ela desempenha o papel de desenvolver o lado artístico e cognitivo da criança, além de despertar a imaginação. Ao ensinar meus alunos, busco acessar o mundo deles por meio da musicalização”, concluiu.

Edith Ferreira da Silva de Lima, coordenadora da escola, ressaltou a empolgação e o envolvimento de todos os participantes na atividade. “Para muitos, esse momento é singular. Foi um dia especial em que eles aprenderam de maneira lúdica e divertida sobre a música”, revelou.

A Serprati também oferece aulas de coral para adultos, sem custos, para os colaboradores da Prati-Donaduzzi, seus filhos e para a comunidade em geral. Para se inscrever, basta entrar em contato através do WhatsApp (45) 2103-5955.

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Veículo pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Palotina

Na noite desta quinta-feira (20/06), o Corpo de Bombeiro Militar de Palotina foi acionado após receber

Veículo pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Palotina

Na noite desta quinta-feira (20/06), o Corpo de Bombeiro Militar de Palotina foi acionado após receber

Trabalhador que faleceu em acidente em elevador na Copacol em Goioerê é identificado

O trabalhador que faleceu em um trágico acidente ocorrido por volta das 15h30min em um elevador

Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá e Toledo

A Polícia Civil de Palotina pede ajuda para identificar corpo de homem localizado morto entre Maripá

Polícia Civil de Toledo prende suspeitos de roubos de caminhonetes e recupera objetos das vítimas

A Polícia Civil de Toledo prendeu dois suspeitos de envolvimento em roubos recentes de caminhonetes na

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato