O maior complexo de drogas do distrito de Maracaná, departamento de Canindeyú, foi desmobilizado por agentes especiais da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad). Segundo as investigações, pelo menos 60 pessoas atuavam em diversos processos de produção de medicamentos.
Além disso, a estrutura criminosa era dedicada à produção e coleta de grandes volumes de maconha destinada ao mercado brasileiro, contando com “uma estrutura gigantesca”.
A delegação, em coordenação com o promotor Néstor Narváez, chegou a uma zona rural do bairro Piray, distrito de Maracaná, departamento de Canindeyú. Os policiais descobriram que a estrutura criminosa contava com uma rede de sinos e colaboradores que alertavam sobre a presença das forças de segurança no território.
Quando as equipes chegaram no complexo, os operadores da base de drogas já haviam fugido. No local, havia vários acampamentos com três vans e 47 motocicletas, além de aproximadamente 31.800 quilos de maconha.
Também foram detectados elementos utilizados para processamento de medicamentos, como prensas rústicas, macacos hidráulicos, entre outros. De acordo com a Senad, os danos à estrutura criminosa são significativos, uma vez que as drogas retiradas de circulação têm um valor no mercado regional de pelo menos 4,6 milhões de dólares.
Redação Catve.com