A Usina do Conhecimento de Toledo será palco da fase final do 2º Campeonato Municipal de Robótica Educacional, que acontece nesta terça e quarta-feira (5 e 6). O evento reunirá duplas de estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, representando as 36 escolas da rede municipal de ensino.
Marcada para iniciar às 9h em ambos os dias, a competição será protagonizada por protótipos desenvolvidos durante as aulas de Robótica. A fase classificatória ocorrerá na terça (5), com duelos cujos resultados definirão quais duplas avançarão para as etapas eliminatórias, programadas para a quarta-feira.
No segundo dia (6), as equipes passarão por confrontos até a final, que revelará a dupla campeã do campeonato. A Escola Municipal Osvaldo Cruz, do distrito de Vila Nova, é a atual detentora do título.
As duplas participantes são acompanhadas por professores orientadores, que desempenharam papel fundamental na capacitação dos estudantes e no desenvolvimento dos robôs. “O campeonato municipal tem como propósito principal proporcionar um espaço de interação e troca de experiências, além de aproximar a comunidade escolar das atividades desenvolvidas nessa área. É também uma oportunidade para fortalecer o trabalho dos professores e estimular a participação dos alunos em eventos de tecnologia, promovendo o componente curricular de Robótica Educacional como uma disciplina essencial na formação tecnológica dos jovens”, explica a secretária da Educação de Toledo, Dirce Maria Steffens Külzer.
A secretária destaca que o campeonato também busca incentivar o protagonismo dos estudantes. “A robótica permite que eles desenvolvam conhecimentos em construção e programação, enquanto trabalham em equipe e desenvolvem habilidades que vão além da sala de aula”, afirma Dirce. “Além disso, a competição proporciona um ambiente para que os alunos compartilhem suas experiências, impulsionando seus interesses e aptidões tecnológicas. Promover o uso das tecnologias desde o Ensino Fundamental permitirá que o município prepare suas futuras gerações para um mundo cada vez mais digital”, analisa.
DECOM