Uma forte atividade elétrica, marcada por inúmeros raios, atingiu Toledo na madrugada desta quinta-feira (05), causando um apagão generalizado em diversos bairros da cidade e na zona rural. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) confirmou que os danos à rede elétrica foram extensos, com diversos cabos rompidos e equipamentos danificados.
A equipe de manutenção da Copel foi acionada e trabalha desde as primeiras horas da manhã para restabelecer o fornecimento de energia. Segundo a empresa, a principal causa dos problemas foi a queda de raios sobre a rede elétrica, que danificou transformadores, cruzetas e outros equipamentos.
Um dos casos mais graves ocorreu no Jardim Coopagro, onde um raio atingiu a estrutura de uma subestação, danificando a chave de alta tensão e derretendo parafusos. A equipe da Copel isolou rapidamente o defeito para minimizar o número de clientes afetados, mas a substituição da chave e da cruzeta exigiu um trabalho mais complexo e demorou algumas horas.
Outra área bastante atingida foi a Linha Mandarina, onde uma rede elétrica foi rompida, deixando mais de 180 consumidores sem energia. O Colégio Agrícola Estadual de Toledo também foi afetado pela falta de energia.
A Copel informou que está trabalhando incansavelmente para normalizar o fornecimento de energia em toda a cidade e que a previsão é de que o serviço seja totalmente restabelecido até o final do dia.
Da Redação