A detenção do presidente da Câmara Municipal de Toledo, vereador Edimilson ‘Dudu’ Dias Barbosa, realizada pela Polícia Militar, gerou grande repercussão na sociedade e foi tema central durante a sessão ordinária da segunda-feira (1º). Dudu Barbosa foi flagrado na última sexta-feira (28), no distrito de Novo Sobradinho, interior de Toledo, em posse de uma arma de fogo.
Durante a sessão, o vereador Dudu Barbosa iniciou seu discurso pedindo desculpas aos colegas que tiveram que responder por uma ação cometida por ele. “Não cometi crime algum. Não atentei contra a vida de ninguém, ao meio ambiente ou ao patrimônio público”, afirmou Barbosa, ressaltando que há uma suposta prática de delito contra seu nome, mas sem comprovação em qualquer artigo.
Dudu Barbosa esclareceu que a sua arma de fogo está devidamente registrada e documentada pela Polícia Federal, com validade até 2032. “Das 935 mil armas cadastradas no Brasil, mais de 300 mil são de nove milímetros e de uso restrito. A minha arma é declarada e documentada pela Polícia Federal”, comentou ele. O vereador também apresentou a nota fiscal referente à compra das munições, destacando que, se tem a autorização da Polícia Federal e do Exército, não há delito.
Ele também abordou a presença de servidores públicos no local, enfatizando que ambos bateram os pontos antes de sair da Casa de Leis. Barbosa criticou os julgamentos preliminares e destacou a hipocrisia existente na sociedade. “Poderíamos exemplificar diversos crimes de condutas, como sair com um amigo para jantar, tomar uma bebida alcoólica e retornar para casa dirigindo. Precisamos parar com a hipocrisia. Sou uma pessoa comum como todas as outras. Criticar o meu trabalho, ninguém conseguiu encontrar algo. Fico um pouco triste”.
Finalizando seu discurso, o presidente da Câmara afirmou que o que fez não tem prática de ilegalidade ou de imoralidade. “Se é imoral ter uma arma e comprar munições legalizadas, eu preciso rever os meus conceitos”.
Da Redação