Na noite de terça-feira, 21 de maio, uma equipe policial, durante patrulhamento pela Avenida Egidio Geronimo Munaretto, no bairro Vila Pioneiro, em Toledo, avistou um veículo VW Santana preto com a placa traseira ilegível e aparentando estar com carga em sobrepeso. A localização, conhecida por ser uma rota utilizada para crimes de tráfico de drogas e contrabando, aumentou as suspeitas dos policiais.
Decidindo pela abordagem, a equipe policial utilizou sinais sonoros e luminosos. No entanto, ao perceber a presença policial, o condutor do veículo empreendeu fuga pela mesma avenida em direção à BR-163. Foi informado à rede sobre o acompanhamento tático, e, nas proximidades do viaduto, o condutor perdeu o controle do veículo, saindo da pista e caindo no canteiro que separa as vias.
O motorista, um homem de 24 anos, tentou fugir a pé, mas foi alcançado e abordado pela equipe policial. Durante a abordagem, o suspeito prontamente informou que estava transportando “maconha”. A verificação do veículo confirmou a presença da substância ilícita.
Dada a voz de prisão ao autor, foi constatado que o VW Santana preto ficou com as rodas danificadas. O guincho da Polícia Militar foi acionado, e a equipe P2 prestou apoio para a retirada do veículo e da droga, que foram encaminhados ao 19º BPM para a confecção dos documentos necessários e a pesagem.
Foram constatados dois volumes de substância análoga a haxixe, totalizando 11,900 kg, e dez volumes de substância análoga a maconha, totalizando 329,500 kg. Após os procedimentos e confecção dos documentos, a droga, o veículo e o detido foram encaminhados à 20ª SDP para providências de polícia judiciária.
Foi feito uso de algemas conforme a Súmula Vinculante nº 11 do STF.
Da Redação