Plano de ação intersetorial é apresentado para atendimento a pessoas em situação de rua em Toledo

Após conhecer as experiências colocadas em prática pelo Município de Chapecó/SC, representantes de várias secretarias elaboraram o Plano de Ação Intersetorial para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (PSR). O documento foi apresentado ao chefe do Executivo Municipal na manhã desta quinta-feira (4) em encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Após fazer um diagnóstico em torno da questão e mencionar as ações que já são realizadas para este público, o plano detalha as ações que serão executadas pelo governo municipal, por intermédio do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria-Geral do Município, e das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana, de Assistência Social, de Saúde, da Administração, da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. 

A primeira delas, que terá início na próxima semana, será o atendimento intersetorial destinado a pessoas em situação de rua que será realizado na sede da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito), onde será oferecido banho, café da manhã, almoço, serviços de saúde, jantar e informações por meio de palestras. Esta ação será promovida semanalmente, em dias alternados.

O plano contempla ainda mais oito ações cuja execução será feita a curto ou médio prazo: Monitoramento e diálogo com municípios que encaminham PSR sem articulação prévia para Toledo; Intensificação das abordagens e atendimentos pelo Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (Caps-AD) para PSR; Intensificação das abordagens sociais e de segurança; Atendimento aos animais de estimação de PSR; Gestão da informação através de plataforma Business Intelligence, que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação; Oferta de passagens para todas as regiões do Brasil; Ampliação das vagas de acolhimento na Casa de Passagem; e Credenciamento para pernoites.

O objetivo destas ações é se aproximar das pessoas em situação de rua e dar a elas o encaminhamento devido, conforme suas necessidades, incluindo internamento para tratamento terapêutico contra dependência química. Em paralelo, a Guarda Municipal e demais forças de segurança manterão operações que objetivam coibir condutas ilegais.

Após a apresentação do plano, o prefeito Beto Lunitti pediu o máximo de urgência na execução das ações planejadas. “Com este plano definido, cada setor envolvido deve agilizar a realização das medidas que lhe cabe neste processo, pois a questão dos PSR é uma política em que a população tem cobrado resultados da administração municipal”, destaca. “Vou procurar estar presente a todas estas ações, além de termos na estrutura do Gabinete um profissional que estará de prontidão 24 horas por dia, 7 dias por semana, para resolver os problemas que vierem a aparecer no que diz respeito a este assunto, que está sendo tratado como máxima prioridade por esta gestão”, salienta.

DECOM

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Reféns liberadas após seis horas de operação em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), duas mulheres foram feitas reféns em uma residência na Rua Rui

Reféns liberadas após seis horas de operação em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), duas mulheres foram feitas reféns em uma residência na Rua Rui

Filho mantém mãe e outra mulher reféns em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), uma operação conjunta entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil

PRF faz a maior apreensão de cigarros eletrônicos do país em 2024

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de 129 mil cigarros eletrônicos, em Vitorino (PR),

Hilux capota e para a 40 metros após colisão com Prisma no Jardim Porto Alegre em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), um acidente envolvendo uma Toyota Hilux e um Chevrolet Prisma foi

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato