A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), identificou que as mulheres pretendem gastar mais em presentes de Natal do que os homens. Estima-se que o público feminino comprará entre 4 a 6 presentes, enquanto o masculino pretende comprar entre 1 a 3. Os dados também apontam o gasto médio por compra: mulheres gastarão entre R$100 a R$200 e homens despenderão entre R$50 a R$200.
A aplicação da pesquisa, realizada pelos estudantes do Grupo de Estudos de Economia Comportamental (GEECOM) da PUCPR Toledo, aconteceu nos dias 19 e 9 de novembro, em seis pontos da cidade, entre eles Jardim Panorama, Jardim Coopagro, Jardim Porto Alegre, Grande Pioneiro, Centro e Shooping Panambi. Dos 316 consumidores entrevistados durante a pesquisa, 160 respostas foram do público feminino (50,6%) e 156 do masculino (49,3%).
A apuração identificou que 63,9% dos entrevistados pretendem comprar os presentes em lojas físicas no centro da cidade; 16,7% preferem comprar na internet; 12,97% nas lojas do bairro onde residem; e 4,11% no shopping. Entre os motivos decisivos para a compra está o preço: 45,88% afirmam que os preços mais baixos vão ajudar a decidir a compra; 25,31% levarão em consideração a variedade de produtos e 18,98% levam em consideração a conveniência, proximidade do local de onde residem.
Os itens que estão no radar de aquisições são principalmente roupas e calçados (72,78%), seguido de brinquedos (31,32%), e eletrônicos (12,65%). “Esses dados são importantes para que os comerciantes possam se preparar para receber os consumidores durante esse período festivo, além de também ser uma atividade prática para nossos estudantes, que conseguem ver a teoria da economia comportamental acontecendo no dia a dia”, ressalta Edineia Lopes da Cruz Souza, coordenadora da pesquisa e professora do Curso de Administração da PUCPR Toledo.
Além dos fatores econômicos, a pesquisa também teve como objetivo identificar a satisfação do cliente no comércio. A maioria tende a comprar nas lojas do centro, e essa decisão está vinculada com a qualidade dos produtos (23,73%); atendimento (20,25%) e variedade dos produtos disponíveis (11,07%). Alguns fatores também podem ser diferenciais durante o Natal, como: maior variedade de promoções e ofertas, melhor atendimento, variedade de produtos, mais decoração e clima natalino e mais atrações e eventos de Natal.
Assessoria