Na manhã desta terça-feira (17) foi realizada a audiência pública para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que será executada no exercício de 2025. O evento, realizado no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, foi conduzido pelo secretário interino da Fazenda, Jaldir Anholeto, e pelo diretor do Planejamento e Controle Orçamentário, Marcos Antônio Baccan.
Na ocasião foram apresentadas as estimativas das fontes de receita já atualizadas para o próximo ano. Também foi apresentado quanto cada segmento terá de recursos para a execução dos projetos nas mais diversas áreas. A LOA é específica para as ações que serão executadas no próximo ano. Ela é baseada no Plano de Governo e na organização das secretarias.
A audiência transcorreu de forma tranquila. Foram 31 propostas/sugestões apresentadas por meio eletrônico no portal do município (www.toledo.pr.gov.br) e uma intervenção presencial durante o evento.
As sugestões apresentadas serão encaminhadas para cada secretaria, onde serão analisadas se a demanda já está sendo atendida ou não. Caso seja necessário, será feito o ajuste na proposta orçamentária que o Executivo enviará para a Câmara de Vereadores até o dia 30 de setembro. O Legislativo tem até o fim do ano para votar a LOA.
O secretário interino da Fazenda, Jaldir Anholeto, avaliou de forma positiva a audiência pública, que contou com a presença de vários servidores e membros da comunidade. Ele explica que as projeções de receita são elaboradas com base em estudos científicos e de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Nós trabalhamos com a média de arrecadação dos últimos anos, a perspectiva futura do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), não só do município e sim a nível nacional. Com base nisso, a gente trabalha o crescimento vegetativo local, das indústrias, dos loteamentos, enfim, usamos vários critérios técnicos para então chegar no final e dizer que o orçamento para 2025 será x por cento maior do que o ano anterior”, explicou Jaldir.
DECOM