Novo Arcebispo Metropolitano de Cascavel é apresentado à comunidade

O novo líder da Igreja Católica na cidade de Cascavel, foi apresentado à comunidade em uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, quarta-feira (05). Ele assumirá oficialmente o posto de Arcebispo Metropolitano de Cascavel no dia 09 de junho, em uma cerimônia na Catedral Nossa Senhora Aparecida.
 
Dom José Mário, que já se instalou na Mitra de Cascavel, onde passará a residir, falou sobre os desafios de substituir o bispo emérito, Dom Adelar Baruffi, e expressou sua alegria em seguir as diretrizes estabelecidas pelo Papa Francisco.
 
A Posse Canônica, que marca a oficialização do novo líder religioso, será realizada às 10h do dia 09 de junho. A cerimônia contará com a presença de bispos da Arquidiocese de Cascavel, do Regional Sul II, que abrange o estado do Paraná, e do Regional Sul III, que engloba o estado do Rio Grande do Sul. Além disso, bispos convidados de outras partes do Brasil também estarão presentes.
 
Durante a cerimônia, um momento simbólico marcará a transição do poder arquidiocesano: Dom Adelar Baruffi, arcebispo emérito, entregará o báculo, ou cajado, a Dom José Mário, em um gesto de comunhão eclesial.
 
Dom José Mário Scalon Angonese
 
Dom José Mário, nasceu no dia 1º de junho de 1960 no município de Unistalda no estado do Rio Grande do Sul, e é filho de Roberto Antônio Angonese e Henrica Scalon Angonese. Entre os anos de 1983 e 1989 cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão, da Arquidiocese de Porto Alegre. Obteve Licenciatura em Filosofia, com especialização em Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia, em Canoas. Foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 1989, por Dom José Ivo Lorscheiter.
 
Dos anos de 1990 a 2002 foi Assistente do Seminário Menor São José e Animador Vocacional, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foi Orientador Espiritual (1991-1998) e reitor do Seminário Menor de São José (1999-2001) e pároco da paróquia Santíssima Trindade em Nova Palma (2002-2010). Desde 2011 era pároco da Paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano São João Maria Vianney, em Santa Maria (RS).
 
Atendendo a um pedido de Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, o Papa Bento XVI nomeou, em 20 de fevereiro de 2013 o então padre José Mário como bispo titular de Giufi e auxiliar de Curitiba. Sua sagração episcopal foi presidida por Dom Moacyr Vitti em 28 de abril do mesmo ano, na Basílica da Medianeira, em Santa Maria, tendo como co-ordenantes Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo de Santa Maria e Dom José Mário Stroeher, bispo de Rio Grande.
 
No dia 31 de maio de 2017, o Papa Francisco, o nomeou Bispo diocesano da Diocese de Uruguaiana, onde permaneceu até a nomeação para a Arquidiocese de Cascavel, em 02 de maio de 2024.
 
Seu lema Episcopal – EIS-ME AQUI, ENVIA-ME – é inspirado no profeta Isaías, evidencia a disposição de obediência à vontade de Deus. O chamado exige desprendimento e absoluta disposição, prontidão para servir, abandonando-se nas mãos de Deus. É d’Ele a igreja, a criatura humana, vocacionada, simples ferramenta. A súplica pelo envio manifesta o desejo de servir, um grito por um discipulado missionário.
 
Em 2019, foi eleito pelos membros do Conselho Permanente da CNBB para integrar a Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência no quadriênio 2019-2023. Em junho de 2023, foi reeleito como membro da mesma Comissão para o quadriênio 2023-2027.
 
CGN

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Veículo furtado é recuperado e dois homens são presos por receptação em Toledo

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 18h00min, a equipe ROTAM da Polícia Militar de

Veículo furtado é recuperado e dois homens são presos por receptação em Toledo

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 18h00min, a equipe ROTAM da Polícia Militar de

Confusão em bar termina com ameaças e agressão em Toledo

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 20h00min, a Polícia Militar de Toledo foi acionada

Polícia Militar de Toledo prende indivíduo por tráfico de drogas com auxílio de cão farejador

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 22h30min, a equipe ROTAM, em operações com cães,

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar intensifica fiscalização em Palotina e Maripá

Na noite de sexta-feira (21/06/2024) ocorreu um trabalho integrado entre a Polícia Civil e Militar da

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato