Motorista dá entrada em hospital com ferimento no dedo, tem parada cardíaca e morre no PR

À Rádio Plug, emocionado, o patrão do motorista disse tê-lo levado para o Hospital Municipal de Araucária (HMA) e afirmado: ‘Não consigo entender um dedo causar morte’

Um motorista que atuava em uma loja de materiais de construção em Araucária, na região metropolitana de Curitiba (PR), morreu após dar entrada em um hospital do município com um ferimento no dedo. De acordo com a administração da unidade de saúde, Adir Souza Borges, de 41 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória.

À Rádio Plug, o patrão de Adir disse tê-lo levado para o Hospital Municipal de Araucária (HMA) por volta das 10h de sexta-feira (11). O motorista teria ferido o dedo indicador esquerdo enquanto manuseava uma serra elétrica na loja. “Ele [Adir] falou isso: ‘Nossa, foi um deslize tão grande meu. […] Quando a madeirinha pegou, eu tentei pegar e encostei o dedo na serra’”, descreveu Angelo Burbello.

Antes de ser levado pelo patrão ao hospital, porém, o motorista teria relatado sentir ardência na ponta do dedo atingido pela serra. Segundo Burbello, o corte atingiu parte do dedo e da mão. “Eu chamei ele para ir no hospital dar uns pontos. Viemos e ele disse: ‘Será que vão costurar isso rápido?’. Ele foi levado para dentro do hospital. Esperei, esperei, deu meio-dia e nada”, prosseguiu o patrão do paciente.

Emocionado durante a entrevista, Burbello relatou ter sido informado que o funcionário seria levado ao centro cirúrgico e que poderia ir embora. “Perguntei que horas eu poderia buscar ele e me disseram que ligariam quando ficasse pronto”, acrescentou. Por volta das 13h, contudo, o patrão pediu para que uma de suas funcionárias ligasse para o hospital a fim de obter informações sobre o quadro de saúde de Adir. “Ela ligou e falaram que ele estava indo para a cirurgia. Mas eu levei ele de manhã e até agora não foi? Eu vim no hospital, disse que queria ver o Adir e pediram para ir conversar com o assistente social. Já comecei a ficar preocupado e perguntei o que estava acontecendo… Amputaram o dedo? Cortaram o braço? O que fizeram com ele?”, questionou Burbello. Poucos minutos depois, disse o patrão, alguns médicos o abordaram para explicar o que havia acontecido com Adir. “Quando eu olhei, já percebi que meu amigo… Ele era meu funcionário do coração, meu amigo, meu irmão. Como que ele morreu? Me expliquem, por favor. Não quero acusar ninguém. Não quero dizer que foi um erro médico”, disse, aos prantos. De acordo com Burbello, os médicos informaram que adir “teve um problema no coração” após a cirurgia. “Disseram que o coração dele, depois que terminou o procedimento, começou a baixar os batimentos. Disseram que tentaram reanimar de todos os jeitos, porém, não acredito. Ele jogava bola, fez a carteira [de motorista], tem o exame periódico em dia e jogava bola com a gente. Ele nunca se queixou, nunca teve nada, nunca nem pegou gripe, nunca faltou ao trabalho. Como ele morre do coração?”, narrou.
“Não estou acusando ninguém, que fique claro. Não sou médico. Não fiz medicina. Só quero que esclareçam para mim por que eu não consigo entender um dedo causar morte. […] Como eu explico para o filho dele que ele não tem pai no Dia dos Pais?”, lamentou o patrão de Adir.

Repercussão nas redes sociais

Internautas reagiram à notícia sobre a morte de Adir Souza Borges nas redes sociais e alguns chegaram a apontar negligência por parte da equipe médica que o atendeu. “Muito triste isso o que tá acontecendo com nossa saúde e com nossos profissionais [sic]”, escreveu uma. “Como é possível isso, uma cirurgia no dedo terminar em morte. Não se verificou se ele era alérgico? É preciso fazer uma investigação séria [sic]”, questionou outro.

O que diz o Hospital Municipal de Araucária?

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, que administra o Hospital Municipal de Araucária, informou à Banda B que Adir sofreu um “ferimento traumático de membro superior” e precisou passar por um procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, contudo, o paciente sofreu uma parada cardíaca e morreu. A empresa, porém, não informou a qual procedimento o motorista foi submetido. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que deve apontar a causa da morte. Leia abaixo a nota na íntegra: “Nota Técnica Paciente admitido no HMA por apresentar ferimento traumático de membro superior, encaminhado ao centro cirúrgico para o tratamento da lesão apresentada. Durante o procedimento cirúrgico apresentou parada cardiorrespiratória. Mesmo com a realização de todas as medidas para seu atendimento acabou falecendo. Em virtude da característica do trauma o corpo será encaminhado ao IML para a identificação precisa da causa do óbito. Hospital Municipal de Araucária”.

Sepultamento

O sepultamento do corpo de Adir Souza Borges está previsto para ocorrer às 10h deste domingo no Cemitério Jardim Independência, em Araucária.

Quer ter acesso a mais notícias da Banda B?

Sabe como ficar bem informado com rapidez sobre aquilo que acontece de mais importante em Curitiba e Região Metropolitana? Quer ter acesso às principais notícias do seu time do coração? Ou que tal ter acesso à agenda cultural da sua cidade? É muito fácil! Você fica sabendo de tudo nas comunidades da Banda B no WhatsApp. E sabe o que é melhor? Você escolhe quais notícias quer receber. Banda B
 

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Acidente no centro de Toledo deixa motociclista ferido

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 14h50, no

Acidente no centro de Toledo deixa motociclista ferido

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 14h50, no

Briga pelo poder e milhões na conta: operação desmantela grupo criminoso no Paraná

A segunda fase da Operação Carga Fria, deflagrada nesta quarta-feira (19) em Cascavel e diversas outras

Acidente entre ônibus e carreta na BR-369 deixa passageiros feridos próximo a Juranda

Uma violenta colisão envolvendo um ônibus e uma carreta deixou vários feridos na noite de ontem,

Homem morre após grave acidente na BR-163 em Marechal Cândido Rondon

Na manhã desta quarta-feira (19), um grave acidente de trânsito ocorreu na BR-163, próximo à Sooro,

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato