Faleceu na noite deste sábado (26), no Hospital Dr. Campagnolo, em Toledo, o empresário Angelo Caetano Costamilan, 80, diretor da Industrial Madeireira Rio Paraná S.A. – Maripá, empresa que colonizou Toledo e uma extensa área de municípios desmembrados da cidade-mãe. Desde o início deste ano, ele estava em tratamento de leucemia.
Genro do colonizador e ex-prefeito Willy Barth, Costamilan era natural de Caxias do Sul-RS, cidade com a qual mantinha vínculo, inclusive como torcedor e sócio do Esporte Clube Juventude, e onde se formou em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul.
Ele chegou a Toledo 1968 para dirigir a Maripá, a convite de Luiz Dalcanalle Filho e Diva Paim Barth. A empresa colonizou uma área de cerca de 120 mil alqueires, num dos projetos mais bem sucedidos da história do Brasil e se dedicou também, sob a gestão de Costamilan, a atividades industriais, comerciais e agropecuárias.
O cofre
Em certa ocasião, ao receber o editor do Viver Toledo na sede da colonizadora, ele mostrou a caixa-forte onde está guardada toda a documentação da área colonizada da Fazenda Britânia. Trata-se de uma área de significativo tamanho, com paredes blindadas, que guardam documentos que retratam a história fundiária do município de Toledo e do Oeste do Paraná. “Temos orgulho de dizer que a Maripá não teve qualquer processo relativo à demarcação das terras”, afirmou na ocasião.
Angelo era casado com Beatriz Barth Costamilan, falecida em 2018, de um câncer. “Bia” se notabilizou pela sua forte presença em ações sociais, tendo dedicado vários anos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (Apae).
Em 2020, Angelo Costamilan recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo. O empresário deixa os filhos Thomaz, Maria Isabel e Renata e sete netos.
O velório será realizado a partir das 10h30, na Igreja Evangélica Luterana, a “Igreja do Sino”. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em horário a ser determinado.
Viver Toledo