Morre Angelo Costamilan, diretor da empresa que colonizou grande parte do Oeste do Paraná

Faleceu na noite deste sábado (26), no Hospital Dr. Campagnolo, em Toledo, o empresário Angelo Caetano Costamilan, 80, diretor da Industrial Madeireira Rio Paraná S.A. – Maripá, empresa que colonizou Toledo e uma extensa área de municípios desmembrados da cidade-mãe. Desde o início deste ano, ele estava em tratamento de leucemia.

Genro do colonizador e ex-prefeito Willy Barth, Costamilan era natural de Caxias do Sul-RS, cidade com a qual mantinha vínculo, inclusive como torcedor e sócio do Esporte Clube Juventude, e onde se formou em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul.

Ele chegou a Toledo 1968 para dirigir a Maripá, a convite de Luiz Dalcanalle Filho e Diva Paim Barth. A empresa colonizou uma área de cerca de 120 mil alqueires, num dos projetos mais bem sucedidos da história do Brasil e se dedicou também, sob a gestão de Costamilan, a atividades industriais, comerciais e agropecuárias.

O cofre
Em certa ocasião, ao receber o editor do Viver Toledo na sede da colonizadora, ele mostrou a caixa-forte onde está guardada toda a documentação da área colonizada da Fazenda Britânia. Trata-se de uma área de significativo tamanho, com paredes blindadas, que guardam documentos que retratam a história fundiária do município de Toledo e do Oeste do Paraná. “Temos orgulho de dizer que a Maripá não teve qualquer processo relativo à demarcação das terras”, afirmou na ocasião.

Angelo era casado com Beatriz Barth Costamilan, falecida em 2018, de um câncer. “Bia” se notabilizou pela sua forte presença em ações sociais, tendo dedicado vários anos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (Apae).

Em 2020, Angelo Costamilan recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo. O empresário deixa os filhos Thomaz, Maria Isabel e Renata e sete netos.

O velório será realizado a partir das 10h30, na Igreja Evangélica Luterana, a “Igreja do Sino”. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em horário a ser determinado.

Viver Toledo

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Reféns liberadas após seis horas de operação em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), duas mulheres foram feitas reféns em uma residência na Rua Rui

Reféns liberadas após seis horas de operação em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), duas mulheres foram feitas reféns em uma residência na Rua Rui

Filho mantém mãe e outra mulher reféns em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), uma operação conjunta entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil

PRF faz a maior apreensão de cigarros eletrônicos do país em 2024

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de 129 mil cigarros eletrônicos, em Vitorino (PR),

Hilux capota e para a 40 metros após colisão com Prisma no Jardim Porto Alegre em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), um acidente envolvendo uma Toyota Hilux e um Chevrolet Prisma foi

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato