Mais de 12 mil unidades consumidoras seguem sem energia elétrica no Paraná

Após mais de um dia de mobilização, as equipes da Copel continuam a trabalhar para religar todos os consumidores afetados pelo temporal com fortes rajadas de ventos e descargas atmosféricas que atingiu o Paraná na noite de quarta e na madrugada desta quinta, 11.

Chuvas recorrentes e diversas áreas alagadas dificultam o acesso de equipes da Copel em algumas regiões. No momento, 12.089 mil unidades consumidoras estão sem energia na região. As regiões Centro-Sul e Leste são as mais afetadas. São Mateus do Sul, com 760 consumidores desligados, Almirante Tamandaré, com 513 e Rio Branco do Sul, com 512 são os municípios mais afetados nessas duas regiões. Em Maringá, no Noroeste, a interrupção no fornecimento de energia afeta 582 consumidores.

Em União da Vitória e em Porto União, cidade de Santa Catarina também atendida pela Copel, eletricistas continuam a usar barcos para chegar a alguns locais. Devido às cheias, em alguns locais, a companhia precisou desligar a energia por risco de choque elétrico.

 

VAZÕES DAS USINAS – A Copel informa que, em virtude das chuvas registradas neste feriado em diversos pontos do Estado, as vazões nos rios onde a empresa opera usinas hidrelétricas continuam subindo e os vertedouros das barragens seguirão abertos para manter as represas em níveis seguros de operação.

No rio Iguaçu existem seis grandes usinas hidrelétricas – três operadas pela Copel. Na região centro-sul do Estado, onde estão as usinas Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e Gov. Ney Braga (Segredo), desde a madrugada deste dia 12, o acumulado de chuvas chegou a valores da ordem de 100 mm, bem acima do apontado nas previsões.

Diante desse cenário, em Foz do Areia, a Copel está mantendo a geração de energia em potência máxima e abriu todas as comportas do vertedouro – assim, a quantidade de água que está sendo liberada rio abaixo é equivalente ao volume que está chegando no reservatório – estratégia que evita agravar os alagamentos rio acima, na região de União da Vitória.

A segunda usina da cascata, Segredo, também está gerando mais energia e aumentou o vertimento, mantendo o reservatório próximo de 95% de armazenamento. Na região sudoeste do Paraná, a usina Salto Caxias, também aumentou o vertimento neste feriado.

As chuvas intensas no alto e médio Iguaçu e a consequente elevação das vazões em toda a bacia deve levar também ao aumento do volume de água que chega às Cataratas, em Foz do Iguaçu. Ao meio-dia desta quinta (12), a vazão estava próxima de 6 milhões de litros por segundo, mas há previsão desse número chegar a cerca de 11 milhões de litros por segundo nas próximas horas. A vazão média histórica nas Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.

A Usina Gov. Jayme Canet Jr (Mauá), localizada no rio Tibagi, e a represa do Capivari que alimenta a Usina Gov. Parigot de Souza – seguem com comportas abertas.

AÇÃO COORDENADA – A abertura dos vertedouros é um procedimento padrão para garantir a segurança das barragens e da população.  As decisões relativas à operação das usinas são tomadas de forma coordenada com as empresas responsáveis pelas demais usinas hidrelétricas e comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Copel reforça que as comunidades ribeirinhas e frequentadores dos rios devem aumentar a atenção e evitar áreas de risco nesses períodos de cheia.

A situação hidrológica dos rios onde a Copel opera reservatórios pode ser acompanhada na página de monitoramento da Copel, no endereço www.copel.com/mhbweb

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Motociclista sofre ferimentos moderados após colisão com carro próximo ao Lago Municipal em Toledo

Na tarde desta terça-feira (23), por volta das 16h00, um acidente do tipo colisão ocorreu na

Motociclista sofre ferimentos moderados após colisão com carro próximo ao Lago Municipal em Toledo

Na tarde desta terça-feira (23), por volta das 16h00, um acidente do tipo colisão ocorreu na

Ladrão que tentou dar uma de “espertinho” é capturado pela Guarda Municipal após furto de bicicleta em Toledo

Na tarde desta terça-feira (23), a Guarda Municipal de Toledo foi acionada por meio de rádio

Deputado Sperafico visita terras invadidas em Terra Roxa e cobra providências

Na última semana, a tensão aumentou significativamente em Terra Roxa, no Oeste do Paraná, devido à

Acidente na PR-317 entre Toledo e Ouro Verde do Oeste deixa motociclista gravemente ferido

Por volta das 17h00 desta terça-feira (23), um acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato