As urnas nem bem foram encerradas e já no segundo dia após as eleições o prefeito Beto Lunitti toma a iniciativa de chamar o seu sucessor, Mário Costenaro, para iniciar os encaminhamentos sobre as políticas públicas do município. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (08) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Em virtude de decisões que serão tomadas agora e que impactarão na futura gestão, Beto resolveu incluir Costenaro nesse diálogo e o chamou a iniciar o quanto antes esse processo.
“Nosso convite no segundo dia após a eleição foi para dar celeridade ao processo de transição, notadamente pelo modelo de gestão que implementamos junto com o nosso vice-prefeito Ademar, que foi de transparência absoluta. Nosso objetivo no processo de transição foi para que Toledo não tenha sobressaltos em nenhuma das políticas com a mudança de governo. Queremos trabalhar desta forma e sugerir a criação de um modelo de referência para o país em se tratando de transição”, afirmou Beto.
Assuntos relacionados à Secretaria Municipal da Educação (Smed) foram decisivos para que essa iniciativa fosse tomada. Questões relacionadas às eleições para direção de escolas e centros municipais de educação infantil, licitação do transporte escolar e outras que envolvem a pasta. “Vamos mexer na vida de mais de 16 mil crianças, então não queremos tomar decisões que destoam daquilo que vocês pretendem fazer”, disse Lunitti à Costenaro.
Ele pediu permissão para gravar todas as reuniões e num clima de cordialidade se propôs a contribuir para que a nova equipe tenha acesso a todos os processos de compras, convênios, parcerias, conselhos, programas e saibam de cada questão que existe no governo. Todas as reuniões com gravação por vídeo serão colocadas à disposição da população no Portal Transparência, onde tem um ícone chamado Atos da Transição.
No início da reunião, a Secretária da Educação, Dirce Steffens, entregou uma pasta contendo diversos documentos para nortear a tomada de decisões, entre eles a cópia da segunda prestação de contas quadrimestral da Smed, contendo o panorama geral, financeiro, administrativo e pedagógico da pasta.
Câmaras técnicas – Lunitti sugeriu a criação de câmaras técnicas onde cada secretaria fará o seu relato com o máximo de transparência, desta forma, a nova equipe terá condições de assumir com um ambiente extremamente positivo, do ponto de vista da gestão. O protagonismo no modelo de transição proposto por Beto Lunitti tem o objetivo de dar transparência nas ações, celeridade nos processos e atenuar os possíveis impactos com a troca de governo.
“Nós temos a responsabilidade de estabelecer um ambiente político saudável para que esse município continue avançando de forma harmônica. Quero que Toledo seja um referencial em tudo, na produção, em gestão pública, em educação, mas também na prática política harmônica. A gestão ganha com isso e Toledo também”, frisa Beto.
Lunitti ressaltou que até dezembro é responsável por definir as políticas públicas, mas quer que o novo prefeito possa ter um ambiente muito favorável para compor sua equipe e planejar as suas ações.
Costenaro recebeu as sugestões apresentadas e se prontificou a fornecer os nomes oficiais para que seja estabelecida por meio de portaria a equipe de transição. “Nós tivemos um debate de ideias, escolha de caminhos, mas temos que nos fortalecer naquilo que nos converge”, disse o prefeito eleito.
Ele avaliou de forma bastante positiva a recepção, disse que conhece Beto Lunitti e não esperava posição diferente. “A reunião foi muito boa e representa esse espírito de cordialidade e de foco no desenvolvimento de Toledo, foco nos objetivos de todos, na construção de melhores ambientes para toda a população. Este é o caminho que nós queremos”, salientou Costenaro.
DECOM