Nesta quinta-feira (12) aconteceu o último módulo do Curso Básico de Celular, Internet e Rede Social, ministrado pelos técnicos da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O curso, articulado pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), envolveu 90 idosos, divididos em duas turmas.
Pela manhã, as aulas aconteceram no Sindicato Rural Patronal e envolveram membros da instituição e participantes do Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro). No período vespertino, os idosos do Certi Pioneiro fizeram as aulas no Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã e, nesta quinta, no próprio Certi. Todos receberam apostilas com as informações e tarefas de casa.
O tempo foi curto, mas o aprendizado foi fundamental na avaliação dos participantes. Com a evolução das tecnologias, fazer o básico muitas vezes acaba se tornando um desafio. A ideia de ampliar o conteúdo do curso sobre internet surgiu quando os técnicos do Celepar perceberam que alguns idosos tinham dificuldade de acessar a caixa de e-mails no smartphone para validar alguns acessos. Esta é a segunda vez que Toledo recebe o curso, no Paraná já foram mais de 100 municípios.
A moradora do Boa Esperança, Neuza Francisca da Silva (61), elogiou o curso e foi elogiada pelo professor, pois além de aprender, também foi repassar o conteúdo de cada dia para uma amiga que não pode participar. “Foi maravilhoso! Aprendi muito e até me senti mais jovem com tudo que aprendi. Quero voltar a estudar e tenho certeza que agora vou conseguir com o auxílio do celular e desses conhecimentos. Tinha coisa que eu não sabia mexer e agora aprendi. Estou muito feliz com essa oportunidade. Eles tiveram muita paciência para nos ensinar”, declarou Neuza.
O colega de turma, Juvenil Gomes (71), reforçou sobre o aprendizado. “Foi muito interessante o curso. Fico muito agradecido que a prefeitura trouxe esse pessoal pra fazer isso com nós. Estou muito feliz com o resultado, foi muito válido e é muito importante pra nós. É uma forma dos véios ficar um pouco mais novo (risos)”. Juvenil disse que o maior proveito foi aprender a utilizar os buscadores de conteúdo na internet. “É difícil achar alguém que queira nos ensinar quando precisamos. Hoje, na internet, você encontra quem fale sobre tudo, tanto pra fazer uma comida, instalar um chuveiro ou pra fazer trocar uma peça do carro”, exemplificou com satisfação.
Para o professor da Celepar, Edson Praczyk, as turmas de Toledo apresentaram um diferencial das demais. “Toledo se destaca porque nós percebemos que a receptividade dos alunos sobressaiu da média dos demais. Percebemos muita tensão, eles chegaram um tanto que tímidos, julgando que não seriam aptos a aprender coisas novas, principalmente relacionadas à tecnologia, e no segundo dia, culminando no terceiro, já estavam bem soltos, confiantes. Até posso afirmar, ousados para arriscar os passos com a autonomia desejada, pois esse é o objetivo do curso”, afirmou o técnico do Celepar.
Praczyk reafirma que o principal objetivo do curso é proporcionar essa autonomia para as pessoas. “Queremos ver eles andando com as próprias pernas, serem autônomos, proporcionar o entendimento para realizar as pesquisas que desejarem, com todos os critérios de segurança”. Ele também elogiou o município. “Destaco a hospitalidade e o carinho pelo qual fomos recebidos. Os alunos aqui são acima da média e tenho certeza que usufruirão das ferramentas tecnológicas para fazer bem para eles próprios”, reforçou.
Todos os alunos levaram para casa uma apostila para lembrar todos os conteúdos e dicas, além de um certificado de conclusão do curso.
DECOM