Em solenidade que ficará para a História do nosso município, o Hospital Regional de Toledo (HRT) abriu as portas em 6 de outubro de 2023. Um ano se passou e a direção da unidade de saúde comemorou a data, na tarde desta segunda-feira (7), com uma missa presidida pelo padre Roberto Lopes de Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Jardim Pancera).
A celebração foi realizada em estrutura ao ar livre montada em frente à recepção do hospital e foi prestigiada por colaboradores do HRT, autoridades e comunidade em geral. Entre as lideranças presentes, estavam o chefe da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti; a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski; e o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.
Em um ano de atividade, o HRT, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em regime de cessão onerosa em favor do Município de Toledo, já realizou 9.920 consultas, 3.186 admissões, 8.149 exames de imagem e 1.776 cirurgias (842 de emergência e 934 eletivas). “Em nome das pessoas que passaram por aqui e saíram melhores do que entraram, temos inúmeras razões para louvar e agradecer a Deus pelos resultados apresentados por esta estrutura que foi esperada por tanto tempo pelo povo de Toledo”, comentou o sacerdote, que, ao fim da missa, orou e abençoou os colaboradores do hospital e suas dependências.
Após a missa, a diretora-geral do HRT, Sirlene Dias Coelho, falou brevemente. “Este é um dia muito importante para mim. Já trabalhei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, e fui muito bem acolhida aqui. Peço à minha equipe que aja da mesma maneira com os pacientes que buscarem atendimento em nosso hospital, façam a diferença na vida deles, que se sintam importantes neste processo”, recomenda.
Por fim, os presentes foram convidados a apreciar um coffee break num ambiente que foi decorado especialmente para a ocasião. Além do portal com balões verdes e brancos, havia no interior fotos que marcam a cronologia dos acontecimentos desde o momento em que o hospital começou a ser construído até os dias de hoje.
DECOM