A Guarda Municipal (GM) de Toledo completou 30 anos em 2024 e acaba de dar início a uma nova fase de sua história ao começar a utilizar armas de cano longo em suas operações de escolta e radiopatrulhamento. A novidade foi oficializada em um ato realizado na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).
As espingardas adquiridas, modelo Pump Military 3.0, fabricadas pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), são conhecidas mundialmente por sua confiabilidade e robustez, sendo utilizadas por forças armadas e policiais desde o século 19. Elas utilizam munições calibre 12ga, com câmeras de 2,75 (para balas de borracha) e de 3 polegadas (para projéteis letais), único tipo de munição que a GM de Toledo utilizará por enquanto.
Até o momento, 34 agentes foram capacitados para o uso das armas de cano longo, e, na próxima segunda-feira (2), mais 14 guardas iniciarão o treinamento. “A partir de agora, quem concluiu sua formação, pode nos ajudar em serviços tanto na cidade quanto no interior. Gradativamente, à medida que mais policiais se habilitam para o uso das espingardas, vamos estender este tipo de atendimento à nossa população, que passa a ter mais segurança, pois podemos dar uma resposta ainda mais adequada às demandas relacionadas a esta área”, analisa o titular da SSMU, Major da Reserva Remunerada da PMPR Christian Guilherme Goldoni.
A primeira missão com o novo armamento ocorreu na tarde de quinta-feira (28). Agentes da GM escoltaram o transporte de quatro órgãos doados pela família de um paciente de 15 anos no Hospital Bom Jesus. O coração foi levado ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho para ser enviado a São Paulo, onde o tempo é crítico devido à necessidade de transplante em até quatro horas. Já o fígado, os rins e as córneas foram levados a Cascavel.
Homenagens e visita – O evento desta sexta-feira também foi marcado por homenagens a dois agentes que demonstraram coragem e competência em suas atuações. No fim de outubro, Elaine Maria Klein salvou, por meio da Manobra de Tapotagem e outros procedimentos, a vida de uma criança que chegou com quadro de engasgo por leite materno à sede da Guarda Municipal; atitude semelhante teve o GM Supervisor de Segurança Nerisson, que, em março de 2024, quando estava com sua família no Shopping Estação, em Curitiba, conseguiu salvar a vida de um idoso que se engasgou com alimento.
Recentemente, em outubro, ele atuou de forma incansável para salvar a vida de uma pessoa que estava infartando, antes da chegada da equipe do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu), que pôde contar com o apoio do guarda municipal nos procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca. Neste caso, infelizmente, não foi possível salvar a vítima. “O trabalho da Guarda Municipal é contínuo, exige novos desafios todos os dias. Precisa ter vocação e preparo para proteger e salvar a vida de pessoas e assimilar a realidade de que nem sempre isso é possível. Os dois homenageados deste mês são exemplos de zelo e dedicação ao nosso efetivo, que é constituído por homens e mulheres do mais alto valor”, destaca Goldoni.
Todos estes acontecimentos foram acompanhados de perto por 21 alunos da Escola Municipal Carlos Friedrich, que, logo após, foram conhecer as instalações da SSMU. No período da tarde, mais 39 alunos do estabelecimento de ensino vão fazer o mesmo passeio.
DECOM