Guarda Municipal celebra 30 anos de serviços inestimáveis ao povo de Toledo

A Guarda Municipal completa, nesta segunda-feira (13), 30 anos de serviços inestimáveis ao povo de Toledo. A data do aniversário coincide com a da sanção à Lei 1.764/1994, que instituiu a corporação e, na ocasião, tomaram posse 84 agentes (9 supervisores e 70 guardas, sendo 50 homens e 20 mulheres) que haviam sido aprovados em concurso realizado em outubro do ano anterior e estavam em formação quando da promulgação da lei.
Ano após ano, esta data representa um momento oportuno para celebrar conquistas e valorizar os colaboradores das áreas administrativa, de segurança e de trânsito que enfrentam diariamente inúmeros desafios no seu dia a dia. Considerada como “força auxiliar de segurança”, a Guarda Municipal de Toledo tem parcerias sólidas com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e Defesa Civil Estadual, com as quais desenvolve várias atividades de proteção do patrimônio público e da população.
Além de estar fisicamente em pontos fixos com grande movimentação de pessoas, bem como por meio de blitze e rondas em espaços públicos, comunidades rurais e escolas municipais, o efetivo também atua de forma remota por meio da Central de Videomonitoramento, que acompanha os 177 alarmes de próprios do município e observa a movimentação em pontos estratégicos da cidade por meio de aproximadamente 80 câmeras de última geração (de amplo alcance e giro de 360º), sendo que duas contam com o sistema OCR, que possibilita a leitura de placas de veículos a fim de verificar em tempo real a existência de irregularidades, o que auxilia as ações do Departamento de Trânsito. Também estão nesta central cerca de 100 câmeras de empresas privadas e residências que aderiram ao programa “Toledo é + Seguro!”.
O órgão também atua em parceria com outras secretarias: de Saúde, acompanhado o deslocamento de pacientes da saúde mental aos locais de atendimento; de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, com a Patrulha Maria da Penha, que defende desde 2016 (Toledo foi então a quarta cidade do Paraná a oferecer este serviço) mulheres em situação de violência; e da Educação, com a qual promove as atividades do EducaTrânsito, programa que conscientiza alunos da rede municipal de ensino sobre atitudes seguras e responsáveis no trânsito.
Parte integrante da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, e integrante da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), a Guarda Municipal tem parte do seu efetivo capacitado para agir prontamente em momentos críticos, fazendo também levantamento das áreas de risco e realizando ações preventivas. A sede da corporação também também armazena os materiais necessários para as atividades de socorro, assistenciais e recuperativas da Defesa Civil.
O efetivo da força de segurança não é composto apenas de seres humanos. Quatro cachorros – dois em atividade (da raça pastor belga malinois) e dois em formação (um pastor belga e um da raça bloodhound) da Unidade K9 auxiliam os agentes em diversas operações em que a perspicácia canina se faz necessária.
Avanços – Antes de atingir o Jubileu de Pérola, a Guarda Municipal de Toledo passou por mudanças significativas que ampliaram o escopo das ações pelas quais é responsável. A partir do segundo semestre de 2023, a corporação passou a disponibilizar armamento para parte de seu efetivo que participou e foi aprovado em curso ministrado pela Polícia Militar do Paraná.
Nesta época também foram consolidados as atividades de ronda nos entornos de instituições de ensino (Patrulha Escolar Municipal, instituída pela nº 2.604/2023) e em áreas do interior (Patrulhamento Rural). No Estacionamento Regulamentado (EstaR), outra novidade: a Lei nº 2.594/2023, regulamentada pelo Decreto nº 839/2023, tornou este serviço gratuito para aqueles que mantiverem seu veículo estacionado, em horário comercial, por até duas horas – o controle é feito por veículo que percorre a área de abrangência do serviço que possui câmeras que fazem a leitura das placas e notificam os proprietários que ficam na mesma vaga para além do prazo estabelecido.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, muito mais conquistas estão no horizonte da Guarda Municipal para os próximos 30 anos. “Nestes 30 anos a Guarda Municipal vem atendendo de forma adequada aos anseios da população de Toledo e, com o passar do tempo, tem feito alguns ajustes, com legislações que modernizaram nossa atuação. Em nível federal, por exemplo, está em curso uma transformação que nos tornará uma força policial no âmbito municipal. A partir disso e dos vários investimentos em viaturas, qualificação da tropa e armamento, como na aquisição de espingardas de uso policial, prevemos um crescimento muito grande da corporação para as próximas décadas. A todos aqueles que estão ou fizeram parte das nossas fileiras, o nosso muito obrigado e os parabéns por esta data especial”, cumprimenta.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, saúda a Guarda Municipal de Toledo pelos 30 anos de atividades. “Em primeiro lugar, quero parabenizar o ex-prefeito Albino Corazza Neto e o ex-vice-prefeito Ascânio Butzge, gestores que deram início à Guarda Municipal de Toledo, em 1994. A ação deles foi importantíssima para termos uma Toledo melhor, mais segura, com a população sendo atendida por uma corporação que promove ações efetivas no cuidado para com as pessoas e o patrimônio público. Com este olhar, nossa gestão está promovendo um novo tempo, com agentes passando por formações continuadas, em linha com as políticas estadual e federal de segurança pública, podendo agir com ainda mais galhardia a sua missão”, observa. “Por todo esforço e dedicação, gostaria de cumprimentar os integrantes por terem despertado na população o sentimento de que a Guarda Municipal pertence a todos, sendo cada vez mais valorizada pelos nossos cidadãos, que reconhecem a importância desta corporação, que não se furta de atuar nas situações mais delicadas. Deixo aqui os meus parabéns a todo o nosso efetivo!”, acrescenta.
DECOM

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é encontrada intacta após inundação em padaria no RS

Um vídeo ganhou destaque nas redes sociais durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Após

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é encontrada intacta após inundação em padaria no RS

Um vídeo ganhou destaque nas redes sociais durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Após

PRF recupera na fronteira Hilux roubada no Rio de Janeiro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na manhã desta sexta-feira, 17, em Terra Roxa (PR), uma

Polícia intercepta veículo suspeito na PR 487 e apreende grande quantidade de drogas

Nesta quinta-feira, 16 de maio, por volta das 22h, equipe policial foi informada via denúncia da

ROTAM detém indivíduo com mandado de prisão em aberto em Toledo

Na noite de ontem, quinta-feira, dia 16 de maio, uma equipe da ROTAM, ciente de um

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato