Nos dias 24 e 25 de setembro de 2024, equipe integrada da Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Militar (BPFron), Policia Civil (TIGRE) explodiram portos clandestinos usados para o tráfico internacional de drogas e armas, além do contrabando, na região de fronteira com o Paraguai.
Os trabalhos se concentraram na região de Guaíra, no oeste do Paraná, e em seu total foram destruídos 05 portos e acessos clandestinos.
Esta foi a décima edição da operação desde 2021 visando a retomada destes pontos estratégicos, complementando uma série de táticas especiais aplicadas através da convergência de propósitos das forças de segurança locais em estancar a capacidade logística das organizações criminosas da região.
O trabalho contemplou o levantamento georreferenciado e a destruição de áreas utilizadas pela criminalidade através de rotas fluviais no Lago de Itaipu para a prática de tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando e descaminho, onde se estima que 80% das mercadorias ilegais que saem do Paraguai chegam ao Brasil por meio da água, principalmente pelo Lago de Itaipu, que possui uma extensão de margem de quase 1.500km entre os países.
Comunicação Social da Polícia Federal