Estudo coloca 11 cooperativas agrícolas paranaenses entre as maiores do mundo

Onze cooperativas paranaenses do setor agroindustrial figuram entre as maiores do mundo. O dado é de uma análise feita pelo Monitor Cooperativo Mundial, que elenca as maiores empresas associativistas em rankings de faturamento, número de cooperados ou pela movimentação financeira comparada à renda per capita dos associados. A Coamo, de Campo Mourão, ocupa a 7ª colocação entre as cooperativas agrícolas no faturamento per capita. A C.Vale aparece na posição global número 41 no faturamento per capita e na 183 no total, mesma lista em que a Cooperativa Lar aparece na colocação 199. Ainda no ranking geral de faturamento per capita entre todos os segmentos aparecem a Cocamar, Copacol, Agrária, Integrada, Castrolanda, Frimesa, Frísia e Coopavel, todas entre as 200 primeiras. Em 2022, as cooperativas paranaenses faturaram 186 bilhões de reais, quase um terço de todas estas organizações no Brasil no período. Do volume faturado no Estado, 85% vem da agroindústria. Segundo a Ocepar, Organização das Cooperativas do Paraná, a meta é chegar a 200 bilhões de reais de faturamento neste ano e dobrar este volume nos próximos cinco. De acordo com o presidente da Organização, José Roberto Ricken, o relatório é mais uma demonstração de que o cooperativismo do Paraná atua com profissionalismo.

Há dois meses, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a liberação de mais 750 milhões de reais em créditos para o setor através do Sistema de Controle de Transferência e Utilização de Créditos Acumulados, sendo 250 milhões para a construção de silos e 500 milhões para novas plantas industriais em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Em março, o Estado já tinha liberado outros 250 milhões de reais em transferências de créditos acumulados do ICMS para a construção de usinas de biomassa e de energia solar. Para o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, os investimentos públicos direcionados ao cooperativismo paranaense se multiplicam pelo trabalho das associações.

O estudo econômico mundial sobre as cooperativas é produzido pela Aliança Cooperativa Internacional com o apoio de outras organizações uma vez ao ano. No site monitor.coop é possível consultar o relatório completo das cooperativas classificadas.

Fonte: AEN

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Acidente no centro de Toledo deixa motociclista ferido

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 14h50, no

Acidente no centro de Toledo deixa motociclista ferido

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 14h50, no

Briga pelo poder e milhões na conta: operação desmantela grupo criminoso no Paraná

A segunda fase da Operação Carga Fria, deflagrada nesta quarta-feira (19) em Cascavel e diversas outras

Acidente entre ônibus e carreta na BR-369 deixa passageiros feridos próximo a Juranda

Uma violenta colisão envolvendo um ônibus e uma carreta deixou vários feridos na noite de ontem,

Homem morre após grave acidente na BR-163 em Marechal Cândido Rondon

Na manhã desta quarta-feira (19), um grave acidente de trânsito ocorreu na BR-163, próximo à Sooro,

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato