Esporte transforma a realidade de quase 3 mil crianças no contraturno escolar

Adotar atividades extracurriculares durante o contraturno escolar, como participar de oficinas e cursos, oferece diversos benefícios para o aprendizado, incluindo o aprimoramento das habilidades sociais, o fortalecimento do trabalho em equipe e o estímulo à adoção de estilo de vida saudável. No entanto, para os irmãos Richard Luan Andrin, de 11 anos e Luiz Gustavo Andrin, de 9 anos, essa oportunidade se transformou em uma verdadeira paixão pelo esporte. “Eu gosto muito de treinar futsal, vejo a cada dia minha evolução como atleta”, conta Richard.

 

Buscando oferecer mais oportunidades para as crianças, principalmente para as que estudam na rede pública e vivem em locais de vulnerabilidade social, a Prati-Donaduzzi apoia por meio da Lei de Incentivo ao Esporte a Aceffut (Associação Cultural e Esportiva de Futsal e Futebol de Toledo).  O projeto da Aceffut é direcionado para meninos entre 7 e 15 anos, atualmente conta com mais de 150 inscritos, que são atendidos nos ginásios do Jardim Europa e Coopagro. Um dos critérios avaliados para a participação nos treinos é o desempenho e a frequência dos alunos na escola.

 

Quem já tem acompanhado de perto os resultados dessa iniciativa é a mãe dos atletas, Larissa Coutinho Agostinho Andrin.  “Tenho notado muita diferença nos dois, tanto nos treinos quanto na escola. Eles se empenham muito no colégio para continuar treinando. Gosto muito de acompanhar meus filhos, pois vejo o quanto eles melhoraram nos treinos, evoluíram também em outras áreas”, ressalta Larissa.

 

Dionata Miranda, professor de Educação Física e ex-aluno do projeto, destaca que os treinamentos vão além das quadras esportivas. “Os treinos não se limitam apenas em moldar atletas, mas sim a desenvolver cidadãos exemplares. Nosso propósito é preencher o tempo deles com atividades que promovam o crescimento individual. Além disso, estamos afastando eles do ambiente de rua, impedindo que se envolvam em atividades inadequadas”, explica.

 

“Em um momento em que a preocupação com a saúde física e mental se tornou uma prioridade, projetos como a Aceffut têm se destacado. Como uma empresa comprometida com o bem-estar em todas as etapas da vida, apoiamos essa iniciativa para ajudar no desenvolvimento das crianças, além de promover a formação de cidadãos mais saudáveis e engajados”, conta o gerente de marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes. Atualmente, quase 3 mil crianças são beneficiadas em diversos projetos sociais esportivos em Toledo, incluindo Badminton, vôlei, futsal feminino e masculino.

 

Do outro lado do mundo

 

Desde 2020, a Aceffut tem conquistado diversos títulos em campeonatos regionais e nacionais. Além disso, muitos atletas que deram seus primeiros passos no projeto agora estão brilhando em times europeus, como é o caso de Gabriel Henrique Chavoni Fornari, de 23 anos.

 

“Sempre me destaquei nas competições, o que me fez acreditar no meu potencial para construir uma carreira como jogador. Através do projeto, desenvolvi habilidades no esporte e aprendi a moldar meu caráter, carregando comigo até hoje todos os ensinamentos adquiridos. O segredo é nunca desistir dos seus sonhos, eu sou prova viva que o esporte tem o poder de transformar vidas”.

 

Assessoria

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Veículo furtado é recuperado e dois homens são presos por receptação em Toledo

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 18h00min, a equipe ROTAM da Polícia Militar de

Veículo furtado é recuperado e dois homens são presos por receptação em Toledo

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 18h00min, a equipe ROTAM da Polícia Militar de

Confusão em bar termina com ameaças e agressão em Toledo

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 20h00min, a Polícia Militar de Toledo foi acionada

Polícia Militar de Toledo prende indivíduo por tráfico de drogas com auxílio de cão farejador

Na noite da sexta-feira (21), por volta das 22h30min, a equipe ROTAM, em operações com cães,

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar intensifica fiscalização em Palotina e Maripá

Na noite de sexta-feira (21/06/2024) ocorreu um trabalho integrado entre a Polícia Civil e Militar da

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato