Escola Municipal Reinaldo Arrosi implementa projeto-piloto de segurança com reconhecimento facial

O saguão da Escola Municipal Reinaldo Arrosi, localizada na Vila Operária, foi palco, nesta quinta-feira (20), nos períodos matutino e vespertino, da apresentação a pais, responsáveis e colaboradores foram de projeto-piloto que promete oferecer mais segurança aos alunos através da tecnologia de inteligência artificial (IA) com reconhecimento facial. Durante a explanação, foram detalhados os procedimentos do projeto “Muralha Digital”, onde a IA controlará a entrada de pessoas no estabelecimento.

O sistema permite a liberação automática de acesso para pessoas cadastradas, enquanto aqueles não reconhecidos geram um alerta imediato à Patrulha Escolar Municipal (PEM), da Guarda Municipal de Toledo – em resposta, viaturas e agentes são mobilizados.  “Neste sistema, não será possível, sob hipótese nenhuma, que pessoas estranhas ao ambiente escolar possam passar pelo portão. Queremos oferecer às nossas crianças o carinho e a proteção que merecem. Acreditamos no método científico, de tentativa e erro, e este laboratório no Reinaldo Arrosi permitirá que analisemos falhas e acertos de forma que a tecnologia chegue a toda rede municipal de ensino com nível máximo de excelência”, pontua o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

A iniciativa faz parte do programa “Toledo é + Seguro!”, que busca aprimorar as medidas de combate à criminalidade no município. Além do sistema de reconhecimento facial, a PEM será reforçada com três novas picapes zero quilômetro, ampliando a ronda escolar. “A Guarda Municipal, que tenho a honra de comandar, trabalha diariamente para ser ainda mais humana e comunitária. Infelizmente, não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, daí a importância da tecnologia. Podem ficar tranquilos em relação à privacidade das imagens que vamos monitorar, pois todos estes dados são sigilosos e só serão compartilhados mediante decisão judicial. Neste primeiro momento, nosso desafio é formar um amplo banco de dados que alimente a inteligência artificial que está por detrás da Muralha Digital”, explica o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni.

A expectativa é que, se bem-sucedido, o projeto-piloto possa ser implementado nas outras 35 escolas municipais e 30 centros municipais de educação infantil (CMEI) de Toledo. Os diretores dessas instituições já possuem o aplicativo do “botão do pânico” em seus smartphones, permitindo acionar a PEM em situações de extrema urgência.

Com 252 alunos distribuídos em 13 turmas (seis matutinas e sete vespertinas), a Escola Reinaldo Arrosi já está equipada com duas câmeras no portão que darão suporte ao trabalho da IA. “Estamos felizes por termos sido escolhidos para este projeto-piloto. Queremos o apoio da nossa comunidade escolar, informando à equipe pedagógica sobre aquilo que não está funcionando bem. Entendo que esta tecnologia vem para somar aos protocolos de segurança que já seguimos, como o portão monitorado por videoporteiro”, avalia a diretora do estabelecimento, Luciane Simioni Alves.

Após a apresentação, os pais e responsáveis tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema e, em seguida, manifestaram sua opinião sobre a implementação do projeto-piloto. A imensa maioria expressou apoio à iniciativa, demonstrando confiança na melhoria da segurança escolar. Por fim, agentes da Guarda Municipal realizaram o cadastro dos presentes, coletando dados pessoais e fotografias para o banco de dados do sistema de reconhecimento facial, assegurando que a comunidade escolar da Reinaldo Arrosi esteja preparada para o início das operações do novo sistema de segurança.

DECOM

 

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Jovem trabalhador morre em acidente de trabalho em Toledo

Na manhã desta terça-feira (23), por volta das 11h00, um jovem trabalhador identificado como Alisson Lima,

Jovem trabalhador morre em acidente de trabalho em Toledo

Na manhã desta terça-feira (23), por volta das 11h00, um jovem trabalhador identificado como Alisson Lima,

Caminhão carregado com milho tomba na PR 589 entre Nova Santa Rosa e Novo Sarandi

Um caminhão Mercedes Benz, carregado com aproximadamente 300 sacas de milho recém colhidas, tombou às margens

Irresponsabilidade dos motoristas desafia a segurança no trânsito em Toledo

Na manhã de segunda-feira (22), um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Av. Parigot

Maristela detalha projeto de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira (23), nossa reportagem conversou com Maristela Brito Castro Alen, idealizadora de um projeto de

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato