Com duas belas apresentações, show com a Família Guedes e mati-baile com Os Mirins, a 15ª Semana Farroupilha de Toledo foi encerrada neste domingo (22) em grande estilo, consolidando o evento como um dos maiores do gênero no Paraná. Desde quarta-feira (18), cerca de 5.000 pessoas prestigiaram as atrações do evento organizado pela Secretaria da Cultura em parceria com entidades tradicionalistas atuantes no município: Comitiva Marca de Casco e centros de tradições gaúchas (CTG) Chama Crioula, Província Gaúcha e Estância da Liberdade.
Entre os dois shows, a cavalgada de encerramento saiu do Centro de Eventos Ismael Sperafico, local de realização da Semana Farroupilha, rumo à sede do CTG Chama Crioula, no Jardim Gisela. Antes, mais duas haviam sido realizadas: a de abertura, na quarta-feira (18), que partiu do Parque Ecológico Diva Paim Barth; e a alusiva ao Dia do Gaúcho, na última sexta-feira (20), que saiu defronte ao Paço Municipal Alcides Donin.
O domingo também reservou mais momentos de celebração da cultura gaúcha. Pela manhã, após a missa crioula, teve o tradicional “Gre-Nal de bombacha”, o concurso culinário “MasterChef Bagual” e a abertura da churrasqueira comunitária. O fim de semana também teve, no sábado (21), mateada com contação de lendas gaúchas, encontro de gaiteiros, e shows com João Chagas Leite e Os Mateadores.
Dia do Gaúcho – Ponto central das celebrações da Semana Farroupilha, o 20 de setembro, “o precursor da liberdade”, reservou grandes emoções. Se, em 1835, esta data marcou o começo de uma guerra, em 2024 ela foi testemunha de uma disputa de alto nível entre os candidatos finalistas das cinco categorias do 3º Festival Farroupilha de Toledo/Interpretação e Composição/Estadual (Fesfat).
Entre os intervalos das apresentações, a exemplo do que ocorreu nas fases classificatórias, houve apresentações das invernadas artísticas dos CTGs sediados em Toledo. Após os nomes dos vencedores terem sido conhecidos (confira lista no fim da matéria), a banda Balanço Campeiro, beneficiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, tomou conta da animação.
Todas estas atividades tiveram como pano de fundo a memória do centenário de nascimento Jayme Caetano Braun, renomado poeta e declamador que marcou a história do tradicionalismo gaúcho.
Oficinas e homenagem – Parte considerável do público que prestigiou a Semana Farroupilha é composta por estudantes que visitaram, entre quarta e sexta (18 a 20), o Galpão Farroupilha montado no pavilhão central do Ismael Sperafico. Além de terem contato com uma decoração repleta de elementos que remetem à cultura gauchesca, eles participaram de oficinas sobre nó de lenço, chimarrão, cultura tradicionalista e lida campeira, ministradas por integrantes dos CTGs locais e da comitiva Marca de Casco.
A secretária da Cultura, Priscila Kassandra Turetta, faz uma avaliação positiva acerca da 15ª Semana Farroupilha de Toledo. “O principal legado desta edição é a integração entre a nossa equipe e os patrões das entidades. O resultado foi um evento que agradou um número maior de pessoas, incluindo aquelas que não pertencem aos CTGs e que compareceram em peso nos bailes e demais atividades”, comenta.
Vencedores do 3º Fesfat
CATEGORIA INTERPRETAÇÃO MIRIM
Posição – Intérprete – Canção
1º lugar – Davi Serena – Florêncio Guerra
2º lugar – Samuel Luca – Na poeira do tempo
3º lugar – Helena Paludo Dallavale – Lira da vida
4º lugar – Aylla Sagais – Nas varandas da saudade
5º lugar – Gabriel Taborda – O silêncio dos meus olhos
CATEGORIA INTERPRETAÇÃO JUVENIL
Posição – Intérprete – Canção
1º lugar – Lauily Lima – Ressurreição
2º lugar – Eduarda Cristina Padilha – Seu espinho e flor de tuna
3º lugar – Camila – Milonga abaixo de mau tempo
4º lugar – Emanuelle – Nem que seja por um dia
5º lugar – Kimberli Naiara – Querência amada
CATEGORIA INTERPRETAÇÃO ADULTO
Posição – Intérprete – Canção
1º lugar – ngela Tessaro – Um vistaço de tropa
2º lugar – Leka – Retrato dos meus pelego
3º lugar – Cláudio Gomes – Ao bailar de dois olhares
4º lugar – Adrielli Luana – Flor do mar
5º lugar – Samuel Borth – O grito dos sentinelas
CATEGORIA INTERPRETAÇÃO VETERANO
Posição – Intérprete – Canção
1º lugar – Gilmarzinho – Pensarolando
2º lugar – Bruno Alves – Um pito
3º lugar – Rosmaria – Na ponta dos dedos
4º lugar – Ricardo Zandonai – Guri
5º lugar – Renan Morais – Um mate de esperança
CATEGORIA COMPOSIÇÃO
Posição – Intérprete – Canção
1º lugar – Tiago Souza – A queixa do campo
2º lugar – Adolfo Haas – Chamamé do amor
DECOM