A artista Edy Braun é protagonista dessa produção audiovisual em projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Município de Toledo, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo federal. O documentário traz a participação de mais de vinte entrevistados(as), entre esses, jornalistas, artistas, professores(as), ex-prefeitos, agentes culturais e diversas gestoras que já passaram pela pasta da Cultura. Os relatos trazem micro histórias da vida da artista e suas relações com a história cultural da cidade de, tendo em vista que a sua trajetória está diretamente relacionada com fatos importantes e que simbolizam o desenvolvimento cultural do Município, desde a década de 1980.
O projeto surge da necessidade de registrar as suas contribuições e ações comunitárias, que podem representar muito para as futuras gerações e na difusão da cultura local para o resto do Estado e País. Em seu currículo, a artista acumula ações, como a fundação de inúmeros grupos, projetos socioculturais e organizações locais que vão além da sua linguagem principal, as artes plásticas, impactando setores ligados a literatura; doações de centenas de obras para as mais diversas instituições locais; realização de milhares de aulas, exposições e oficinas gratuitas; recebimento de premiações locais e internacionais. Título de cidadã honorária do Município de Toledo; homenageada pela Associação dos Docentes da UNIOESTE de Toledo – ADUCT com nome de sala “Edy Braun”, onde já aconteceu centenas de exposições artísticas; também tem seu nome no título do “Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun” de Toledo, que em 2023 chegou em sua 9° edição, entre outros acontecimentos marcantes. Através desses fatos, podemos registrar narrativas de muitas pessoas, histórias que se entrecruzam, de agentes culturais ligados a história cultural do Município.
O projeto contou com a Direção e Edição de Vander Colombo, Direção de produção: Isabela Olsen, Direção de arte e jornalismo: Fernanda Vieira Marques, Direção de Fotografia: Felipe Sulzbacher e Ricardo Vipych da produtora Mirabolante Filmes, Direção de som: Aline Lima, da mesma produtora, Foto Still: Carlos Scherer e Interpretação em libras por Thiago Rafael Mazzarollo.
O evento de lançamento presencial será totalmente aberto ao público de toda região e está marcado para 27 de novembro, às 19h no Teatro A4 da UNIOESTE, Campus Toledo. E após essa data e horário o resultado do material poderá ser conferido e ficará disponível no Canal de Youtube da artista Edy Braun – Art-Tayaa.
Link do canal: https://www.youtube.com/watch?v=1WlbK2IQrxI
Instagram da artista Edy Braun: https://www.instagram.com/edy_braun_tayaa/
@edy_braun_tayaa.
Assessoria