O time campeão, liderado pelo primeiro-tenente William Steffen Risardi já representou o Paraná no Brasileiro, e agora chegou a vez do Mundial em Portugal. A equipe leva no próximo mês o nome de Cascavel para o mundo. Demonstrando o trabalho desenvolvido aqui: SALVAR VIDAS.
O grupo competirá no World Rescue Challenge, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro em Portugal.
Os bombeiros já conquistaram o título nas duas últimas edições do Desafio Estadual e obteve o 2º e o 3º lugar no Desafio Nacional em 2022 e 2023, respectivamente. No ano passado, o grupo também participou do Mundial de Salvamento Veicular na Espanha.
As provas de salvamento veicular consistem em simulações de acidentes de trânsito. Cada equipe tem até 25 minutos para prestar todo o atendimento às eventuais vítimas. O grande desafio é efetuar esse socorro com a máxima segurança e dentro do menor tempo possível, uma vez que, em situações reais, cada minuto pode ser crucial para salvar vidas.
A atividade exige conhecimentos de comando, técnica e atendimento pré-hospitalar. Até por isso, as equipes são compostas por sete integrantes: um comandante; três membros da equipe técnica; dois membros da equipe de atendimento pré-hospitalar; e um reserva.
O grupo campeão tem no comando o 1º tenente Risardi; os técnicos são o 1º tenente Cícero Navega Vianna, o 1º sargento Gléber Antônio Baranowski e o 3º sargento Franciney Rodrigues. O APH fica a cargo do 3º sargento Edson Ribeiro dos Santos e do cabo Fernando Ita Ferres Gonçalves. A reserva é a 3º sargento Melânia Giraldi.
Catve