A Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) de Toledo promove neste sábado (9), a partir das 8h, a 19ª edição do Casamento Coletivo Cidadão. O evento, que será realizado no Centro Multiuso Rosineia Zandonato Maciel de Oliveira, no bairro São Francisco, formalizará a união de 52 casais, permitindo que eles possam selar sua união sem qualquer custo, inclusive com decoração, sonorização e alimentação.
Todas essas despesas correm por conta da SMDH, que conta com a parceria do curso de Direito do câmpus Toledo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), do Centro Jurídico de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do 3º Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais de Toledo. Ao final da celebração, cada casal receberá um kit especial, preparado pela Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), com bolo e acompanhamentos que poderão ser levados para casa.
Para chegarem ao tão esperado “sim”, os casais passaram por um processo que teve início em fevereiro, com a apresentação de documentos pessoais e a comprovação de critérios específicos: ambos os noivos devem ter idade mínima de 18 anos, residir em Toledo, possuir renda familiar de até três salários mínimos e não ter participado de edições anteriores do Casamento Coletivo Cidadão. “A proposta deste projeto é garantir que casais de baixa renda possam oficializar sua união, fortalecendo os laços familiares e dando esse passo importante na vida a dois. É uma iniciativa que promove cidadania, integração social e o direito de construir uma história juntos,” explicou Daliana Uemura, diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH.
DECOM