Uma das maneiras mais efetivas de impactar positivamente a sociedade é por meio da destinação do imposto de renda (IR) a projetos sociais. Segundo dados da Receita Federal, no último ano, as doações realizadas no país somaram R$ 283,76 milhões. Essa prática permite que os contribuintes abatam até 6% do imposto devido para a pessoa física e 1% na pessoa jurídica. Empresas como a Prati-Donaduzzi reconhecem essa oportunidade e buscam promover mudanças significativas nas áreas de educação, esporte, cultura e saúde. Por meio de sua participação na Campanha Legal, a farmacêutica beneficia mais de mil crianças e adolescentes, que são atendidos mensalmente com atividades sociais em Toledo.
“Desde 2017, apoiamos iniciativas que estão alinhadas com nossos valores e a nossa missão de promover saúde e bem-estar. O crescimento de uma indústria farmacêutica vai além da produção de medicamentos, é também sobre o impacto gerado na sociedade. Estamos orgulhosos de contribuir com recursos que permanecem em nosso município e seguiremos trabalhando para expandir este impacto social”, afirma Edilson Bianqui, diretor de Prescrição Médica e Marketing da Prati-Donaduzzi.
As entidades beneficiadas por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) incluem: Ação Social São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), Casa de Maria – Assistência à Criança e Adolescente, Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda e Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions.
Segundo Lisiane Simone Knaack, presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e região, algumas pessoas ainda enfrentam dificuldades em relação à destinação. “Muitos contribuintes ainda desconhecem essa possibilidade e o impacto positivo que este ato pode ter na vida de crianças e adolescentes. Nós, como classe, temos a responsabilidade de conscientizar, esclarecer dúvidas e demonstrar que essa é uma verdadeira ação de cidadania que faz a diferença. Quanto maior for a adesão, mais recursos conseguiremos alocar em projetos que promovam o desenvolvimento e a proteção das futuras gerações”.
Evolução e aprendizado
Gabrielly Soares Schuinn, de 8 anos, participa do Serviço de Convivência da Lions desde 2019, quando começou como bolsista nas turmas de Pré I e II. Ao ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental, passou a frequentar o espaço de forma regular.
“O crescimento da Gabrielly tem sido inspirador. Ela se tornou mais confiante ao se expressar e aprendeu a defender suas opiniões, estabelecendo relações mais saudáveis com os colegas. Sua criatividade, que sempre esteve presente, agora brilha ainda mais em suas atividades, refletindo seu crescimento. Sou muito grata pelo apoio da Prati-Donaduzzi e de outras empresas, que têm impulsionado o desenvolvimento da minha filha e de tantas outras crianças”, enfatiza mãe da Gabrielly, Maryan Soares.
Como destinar
Os interessados em destinar seu imposto de renda devem buscar seus contadores ou escritório de contabilidade para realizar a destinação até o dia 30 de dezembro. Não há qualquer ônus para o cidadão, pois o valor destinado já está incluído no imposto devido pelo contribuinte. Pessoas Físicas (PF) podem destinar 6% do imposto de renda, e Pessoas Jurídicas (PJ), 1%.
Assessoria