Bombeiros do Paraná intensificam ações de prevenção a incêndios após tragédia da Kiss

Em 27 de janeiro de 2013, o Brasil foi marcado pela tragédia da Boate Kiss, a qual resultou na morte de 242 pessoas. Esse evento trágico ressaltou a necessidade urgente de atenção às normas de prevenção de incêndio e pânico, especialmente em locais de grande reunião de público, como casas noturnas, cinemas, teatros, shoppings, entre outros.
 
Nos últimos anos, as normas de prevenção de incêndio evoluíram significativamente, contribuindo para a preservação da vida e do patrimônio da população. A tragédia de 2013 foi um marco para a conscientização coletiva sobre a importância dessas normas. No Paraná, a evolução legislativa teve início em 2011, com mudanças importantes que foram implementadas no ano de 2012.
 
Outro marco relevante foi a aprovação, em 2018, de uma legislação que conferiu ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná o poder de polícia administrativa para aplicar sanções relacionadas às áreas de prevenção de incêndios. Essa medida fortaleceu o cumprimento das normas e reforçou a segurança nas edificações em todo o Estado.
 
O Corpo de Bombeiros do Paraná também tem buscado continuamente incorporar novas tecnologias e legislações mais eficazes para a prevenção de incêndios. Como resultado, somente no ano de 2024 foram realizadas mais de 260 mil vistorias, mais de 16 mil fiscalizações e mais de 7 mil análises de projetos de prevenção de incêndios em todo o Estado. Esse trabalho reflete diretamente em edificações mais seguras, minimizando riscos de incêndios e situações de pânico.
 
Desde a atualização das normas em 2011, as edificações passaram a ser classificadas como ocupações destinadas a atividades econômicas específicas. Essa abordagem permite que cada edificação seja projetada e avaliada com medidas de segurança compatíveis com sua finalidade. Caso a finalidade de uso seja alterada, é necessário atualizar também as medidas de segurança, garantindo, assim, maior eficiência e assertividade na proteção contra riscos.
 
Esses avanços evidenciam o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em salvaguardar a vida e o patrimônio dos cidadãos paranaenses.
 
Corpo de Bombeiros Militar do Paraná – “Por uma vida, todo sacrifício é dever”
 
Cap. QOBM Guilherme Rodrigues de Lima – Comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo.

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Captação de órgãos é realizada no Hospital Bom Jesus em Toledo

Na madrugada deste domingo 23, foi realizada no Hospital Bom Jesus, em Toledo, a captação de

Captação de órgãos é realizada no Hospital Bom Jesus em Toledo

Na madrugada deste domingo 23, foi realizada no Hospital Bom Jesus, em Toledo, a captação de

Três indígenas são presos em flagrante por homicídio em Guaíra

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na madrugada deste domingo (23), três indígenas acusados de assassinarem

Criança de 13 anos é atropelada na Avenida Parigot de Souza em Toledo

Na tarde deste sábado (22), por volta das 16h10, um atropelamento foi registrado na avenida Parigot

Motorista embriagado causa acidente no Jardim Europa em Toledo

Na manhã deste sábado (23), por volta das 09h30, um acidente foi registrado no cruzamento da

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato