Rádio Radar Web Clique no play e ouça ao vivo
Toledo • PR

Ciasop define que Toledo será sede da primeira Casa Abrigo Regional

Juan Matoso

Ver perfil do autor

Toledo será a sede da primeira Casa Abrigo Regional, estrutura que receberá mulheres vítimas de violência doméstica e suas famílias. A decisão foi comunicada na manhã desta sexta-feira (19), durante a reunião do Consórcio de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop) realizada nas dependências da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel.

 

O encontro contou com a presença de prefeitos, secretários de assistência social, primeiras-damas e diretoria do consórcio. Toledo foi representada pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pelas secretárias Solange Silva dos Santos Fidelis (Assistência Social) e Rosiany Favareto (Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano).

 

O terreno para a construção da Casa Abrigo já foi indicado pela Prefeitura de Toledo e a cessão aguarda tramitação na Câmara Municipal. Os recursos para a obra estão sendo buscados junto à União e o projeto está em fase final de elaboração. Em visita recente à Amop, a deputada federal Gleisi Hoffmann garantiu a verba necessária para tirar o projeto do papel.

 

O presidente do Ciasop e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak “Kabelo”, destacou a importância do avanço. “Agora, com a definição da cidade, estamos mais próximos de realizar o sonho de inaugurar a Casa Abrigo Regional para receber mulheres vítimas de violência doméstica e suas famílias. Já definimos os valores dos repasses e, a pedido do Ministério Público, poderemos locar uma casa de forma temporária para iniciar os atendimentos antes mesmo da conclusão das obras”, observa.

 

Durante a reunião, também foram definidos os valores de repasse de cada município e o orçamento da entidade, a primeira do gênero no país. A princípio, 35 municípios aderiram ao consórcio. A previsão é implantar a Casa Abrigo em sede locada, devendo iniciar os atendimentos ainda no primeiro trimestre de 2025.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Amop

 

Juan Matoso

Ver perfil do autor

Últimas 24h

Mais notícias

Continue com o Radar BO

As notícias da região, no seu celular.

Mantém o convite já existente no portal, depois da leitura.