467 mulheres fazem parte da nova turma de policiais militares no Paraná

“O sonho de ser policial vem desde criança e hoje o meu sonho foi realizado. É uma honra vestir a farda da Polícia Militar do Paraná, que é um estado acolhedor e cheio de oportunidades”. As palavras são da soldado Rosielma Silva Soares, natural do Tocantins, uma das 467 novas mulheres que ingressam nas fileiras da PMPR a partir desta semana. Ao todo, 2.482 policiais militares estão prontos para atuar na segurança pública em todo o Paraná a partir da próxima segunda-feira (18).

“Para mim foi gratificante receber a notícia que ela passou no concurso para ser policial, até porque é a primeira da família a fazer parte de uma instituição de segurança pública”, ressaltou a mãe de Rosielma, Maria José da Silva Soares, que acompanhou a formatura da filha.

O ingresso de um número expressivo de mulheres na corporação é um dos grandes diferenciais desse concurso. A nova turma de aspirantes passou pelo Curso de Formação na Escola Policial Militar do Guatupê ao longo de um ano. A formatura da turma de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Centro-Sul foi realizada nesta terça-feira (12), em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

A soldado Letícia Tavares de Souza, de Curitiba, também comemora a chance de servir a população paranaense. “É um dos momentos mais marcantes da minha vida. A preparação não foi nada fácil. Foram várias etapas e a cada uma senti a expectativa para saber onde eu iria chegar, ainda mais quando se fala da preparação física e estudo. Fico muito feliz de ter concluído tudo e agradeço à minha família por todo apoio. Hoje posso dizer com clareza que represento as mulheres na carreira da PMPR”, afirmou.

A formanda Carolina Grein Xavier Tchorney, natural de Mafra (SC), nunca vai esquecer o fato de ter feito parte da maior contratação da história. “Eu tenho uma tia que foi a 1ª mulher policial militar da minha cidade e uma prima também que é policial militar, então a minha referência sempre foi nas mulheres da minha família e por conta disso eu sempre quis fazer parte da segurança pública. Além disso, eu sempre percebi os olhares atenciosos das mulheres nas ruas quando elas veem policiais femininas, fazem elas se sentirem representadas”, explicou.

Jozana de Araújo Rios Lima, de 33 anos, do Piauí, também é uma das novas policiais do Estado. “Vim para o Paraná para fazer o concurso. Minha família tem muitos policiais. E como mulher é um orgulho muito grande. Sempre quis essa carreira”, completou. “E um grande diferencial foi o Curso de Formação. No estágio colocamos em prática tudo o que aprendemos e vimos que estamos preparados”.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson-Silva, disse que a entrada das mulheres na PM contempla um momento de novas representações sociais e nova percepção em relação ao uso da força. Elas representam um quinto da turma. “A incorporação da mulher na PMPR representa integração. A formatura marca um momento especial para todos que oficialmente passam a integrar as forças de segurança do Estado. A partir de agora o Paraná contará com mais agentes mulheres, reforçando a segurança nas ruas”, afirmou.

FORMATURA EM CURITIBA – Ao todo, 1.452 novos soldados se formaram em Curitiba nesta terça. Entre os novos formandos, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.

Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano.

Outras três cidades recebem a cerimônia de formatura dos novos policiais nesta semana. Em Londrina, 371 soldados se formam na quarta-feira (13) e vão reforçar o efetivo do 2º CRPM, que atende todo o Norte e o Norte Pioneiro do Estado. Na quinta-feira (14), acontece a formatura de 356 soldados em Maringá. Eles vão incrementar o efetivo do 3º CRPM, que abrange as regiões Noroeste e Centro-Oeste. Por fim, em Cascavel, a cerimônia será na sexta-feira (15), com a formação de 328 soldados para atuar no 5º CRPM, compreendendo o Oeste e o Sudoeste do Paraná.

AEN

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Reféns liberadas após seis horas de operação em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), duas mulheres foram feitas reféns em uma residência na Rua Rui

Reféns liberadas após seis horas de operação em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), duas mulheres foram feitas reféns em uma residência na Rua Rui

Filho mantém mãe e outra mulher reféns em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), uma operação conjunta entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil

PRF faz a maior apreensão de cigarros eletrônicos do país em 2024

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de 129 mil cigarros eletrônicos, em Vitorino (PR),

Hilux capota e para a 40 metros após colisão com Prisma no Jardim Porto Alegre em Toledo

Na tarde desta quarta-feira (24), um acidente envolvendo uma Toyota Hilux e um Chevrolet Prisma foi

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato