Na segunda-feira (28), por volta das 22h00, a Guarda Municipal de Toledo recebeu um chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar apoio em uma ocorrência envolvendo um homem de 52 anos em surto agressivo, ameaçando familiares com uma machadinha em via pública, no bairro Boa Esperança.
A equipe da GM deslocou-se até a Rua São Pedro e, ao chegar, começou a conversar com os familiares. Neste momento, o homem apareceu na porta, avistou a ambulância e a equipe de segurança, e imediatamente avançou em direção aos agentes com um objeto não identificado. A mãe do homem relatou que ele estava armado com uma machadinha ou um facão, mas a falta de iluminação na rua dificultou a identificação do objeto.
A equipe da GM deu voz de abordagem, mas o homem ignorou e correu em direção aos agentes. Em resposta à situação, foi realizado um disparo com uma pistola elétrica incapacitante, que, embora tenha acertado o cidadão, não foi suficiente para contê-lo, já que ele conseguiu arrancar os dardos e fugiu do local.
Por volta da 1h03 do dia 29 de outubro, a GM recebeu novas solicitações de moradores, informando que o homem havia retornado. Ao chegarem ao local novamente, os agentes avistaram o homem em frente à sua casa, mas ele saiu correndo ao ver a viatura e se escondeu nos fundos da residência. Apesar das tentativas de abordagem e diálogo, o homem inicialmente se recusou a se apresentar.
Após alguns minutos de conversa, ele decidiu se aproximar da equipe, desta vez sem estar armado e apresentando um comportamento mais tranquilo. O homem concordou em ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo SAMU, garantindo assim sua segurança e a dos familiares envolvidos na ocorrência.
Da Redação