Toledo oferece atendimento intersetorial a PSR

A Prefeitura de Toledo promoveu nesta quarta-feira (10) o “Dia da Cidadania”, uma iniciativa intersetorial dedicada a atender pessoas em situação de rua (PSR). O evento começou em frente à sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II), onde a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com apoio da Guarda Municipal, iniciou a mobilização e dali foi percorrendo os locais onde há maior concentração deste público, convidando para aderirem à ação.

 

As 44 pessoas que aceitaram participar foram direcionadas para a sede da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito), localizada nos arredores do Parque dos Pioneiros. Nesse local, puderam tomar banho nos vestiários do Parque das Águas, saborear refeições preparadas pela Cozinha Social, acessar serviços de saúde e assistência social, regularizar documentos pessoais com apoio da Polícia Militar, e assistir a uma palestra sobre empregabilidade ministrada pela equipe da Agência do Trabalhador. “Todos os dias recebemos pessoas que enfrentam situações difíceis. Por isso, esta fala não é para julgar ninguém. Pelo contrário, é para afirmar que o passado não dá para mudar, mas o futuro está intacto, é uma página em branco que dá para escrever da forma que a gente bem entender”, ressalta o gerente do órgão, Amir Kanitz.

 

Uma das pessoas acolhidas durante o “Dia da Cidadania” foi Claudio Roberto dos Santos, que se encontra em Toledo há dois meses. “Sou de Francisco Beltrão, mas fui morar em Goiânia e, como as coisas não deram certo por lá, resolvi vir para esta região passando de cidade em cidade, seja pegando carona, embarcando em ônibus ou a pé. Desde maio estou nesta cidade e quero muito agradecer toda a atenção que estou recebendo nesta ação”, relata.

 

Plano intersetorial – O “Dia da Cidadania” faz parte do Plano de Ação Intersetorial para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (PSR), baseado em experiências do município de Chapecó/SC. Este plano, composto por nove propostas, inclui a realização semanal do “Dia da Cidadania” em dias alternados. “Promovemos esta ação três vezes ao ano, mas vamos intensificá-la diante da necessidade de monitorar um quadro que se altera constantemente. Além dos rostos, mudam também as demandas. Esta amplitude de serviços oferecidos neste evento é para justamente podermos atendê-las o máximo possível”, pontua a diretora do Departamento de Proteção Social Especial/Média Complexidade da SMAS, Juliana Alves Máximo.

 

DECOM

 

 

Entre para os nossos grupos:

Compartilhe:

Últimas notícias

Mais um corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em milharal em Marechal Rondon

Por volta das 18 horas deste domingo (21),  a equipe da Policia Militar foi acionada via central

Mais um corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em milharal em Marechal Rondon

Por volta das 18 horas deste domingo (21),  a equipe da Policia Militar foi acionada via central

Casais celebram bodas e renovam votos na Igreja Matriz São Francisco de Assis em Toledo

Na noite do último sábado (20), a Igreja Matriz São Francisco de Assis, localizada no Jardim

Homem com genital à mostra pede cigarro e assedia mulher em Toledo

Na madrugada deste domingo (21), por volta das 02h20, uma mulher foi vítima de assédio enquanto

Acidente entre dois veículos na PR-182 próximo ao Biopark não resulta em vítimas

No início da noite de sábado (20) um acidente envolvendo dois veículos ocorreu na Rodovia Estadual

Chamar no whatsapp
Envie sua denúncia ou entre em contato
Envie sua denúncia ou entre em contato