Na manhã da quarta-feira (11), a equipe RPA Sul foi acionada via COPOM para atender uma possível violência contra um idoso. No local, o solicitante relatou que seu irmão havia invadido a residência com a intenção de agredir o pai de 95 anos, proferindo xingamentos como “velho vagabundo”. Ao tentar defender o pai, o solicitante e sua esposa entraram em vias de fato com o agressor, resultando em lesões no pescoço, rosto e pé do solicitante.
O idoso, com confusão mental devido à idade, confirmou ter sido empurrado pelo filho. A filha do agressor relatou que seu pai pulou o muro para brigar com a cunhada, mas seu esposo interveio para defendê-la.
O agressor, encontrado embriagado e alterado, resistiu à abordagem policial, necessitando o uso seletivo da força para sua imobilização e algemação. Alegou desavenças constantes com a cunhada.
Diante dos fatos, todas as partes foram levadas à delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis, baseadas nos Art. 129, parágrafo 9; Art. 140, parágrafo 3, do Código Penal, com agravante por ser idoso, e Art. 96 do Estatuto do Idoso.
Da Redação